É normal gostar de ficar doente?

Perguntado por: etorres4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A síndrome de Münchausen, também chamada de transtorno factício, trata-se de uma desordem psiquiátrica, na qual os indivíduos acometidos simulam estar enfermos ou com algum trauma psicológico para conquistarem atenção e simpatia dos que os cercam.

A síndrome de Munchaüsen, também conhecida como transtorno factício, é um transtorno psicológico em que a pessoa simula sintomas ou força o aparecimento de doenças. Pessoas com esse tipo de síndrome inventam repetidamente doenças e frequentemente vão de hospital em hospital em busca de tratamento.

Como posso saber se tenho hipocondria?

  1. Buscar por si só exames de grande complexidade.
  2. Checar frequentemente os sinais vitais.
  3. Não confiar nos resultados dos exames ou nos diagnósticos.
  4. Ansiedade permanente sobre seu estado de saúde.
  5. Necessidade de pesquisar ou falar sobre a doença que acredita ter.
  6. Se automedicar.

Mas o que é Hipocondria? Trata-se de uma patologia na qual a pessoa acredita que possui uma doença, geralmente séria, mesmo sem nenhuma evidência médica. O hipocondríaco tem o costume de procurar médicos e fazer exames rotineiramente, além de possuir um medo excessivo da morte.

Como é o tratamento para a hipocondria? Um tratamento excelente para hipocondríacos é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pois foca em cessar condutas prejudiciais, substituindo-as por padrões de comportamento mais saudáveis. Por vezes, pode haver exposição aos medos irracionais da pessoa.

Delírio hipocondríaco
O indivíduo crê com convicção extrema que tem uma doença grave, incurável, que está contaminado. É um tipo de delírio muitas vezes difícil de ser diferenciado das ideias hipocondríacas não-delirantes.

Ficar doente frequentemente é um dos sintomas mais comuns e aparentes de imunidade baixa. Entretanto, existem outros sinais de que o sistema imunológico não está funcionando muito bem.

A síndrome de Munchausen por procuração é um tipo de abuso in- fantil, em que um dos pais, geralmente a mãe, simula sinais e sin- tomas na criança, com a intenção de chamar atenção pra si.

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo.

A afasia, doença neurológica diagnosticada no ator Bruce Willis, de 67 anos, é bastante comum entre os idosos, mesmo não sendo popularmente conhecida e conscientizada na sociedade.

A síndrome de Prader-Willi é uma doença congênita, que afeta o sistema nervoso central, causando um atraso leve ou moderado no desenvolvimento físico e mental, distúrbios de aprendizagem, alteração no comportamento, no desenvolvimento sexual e uma necessidade involuntária e constante de comer.

O TOC é um transtorno que envolve muitos medos e preocupações, muitas vezes os pensamentos obsessivos tem sim conteúdo de contaminação, medo intenso de doenças, preocupação com higiene e normalmente vem acompanhado por rituais de limpeza.

A neurastenia é um transtorno psicológico caracterizado pelo enfraquecimento do sistema nervoso central, gerando fraqueza, esgotamento emocional, dor de cabeça e cansaço excessivo. Pesquisas apontam que 3 a 11% da população apresenta o transtorno, sendo mais comum em homens, entre 20 e 55 anos.

A pessoa com Hipocondria é aquela que, em algum momento da vida, começa a desenvolver uma preocupação excessiva com a saúde. Geralmente, ela acredita que qualquer coisa que esteja acontecendo no corpo dela — desde dores musculares até a coloração um pouco mais amarela da urina — é, na verdade, uma doença muito grave.

O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.

Estes indivíduos podem criar ou exagerar os sintomas de uma criança de várias maneiras, como mentir sobre sintomas, alterar testes (como contaminar uma amostra de urina), falsificar registros médicos ou podem realmente induzir sintomas por vários meios, como envenenamento, sufocamento, fome e infecção.

Os hipocondríacos podem ter um tipo de dor causada por fatores psicológicos, ansiedade ou ataque de pânico e também é muito comum o comportamento compulsivo, medo de contrair uma doença, palpitações, repetição incessante de pensamentos ou sensação de formigamento.

A palavra somatizar remete a apresentar sintomas no corpo, mas sem existir uma doença física associada ao desconforto. São problemas emocionais que causam esses sintomas.

A esquizofrênica é uma psicopatologia altamente incapacitante. Entre as alterações mais significativas e perceptíveis no paciente esquizofrênico, podemos destacar a indiferença afetiva, pensamentos confusos e desconexão com a realidade. Em casos mais sérios, as crises podem ser marcadas por alucinações e delírios.

Esse último tipo de medo, que possui uma raiz mais profunda e muitas vezes inconsciente, é um sentimento que está sempre projetado no futuro, pois é fruto de algo que desejamos impedir, causando sofrimento por algo que não está enraizado na realidade, mas dentro de nós mesmos.

Diagnóstico do transtorno de ansiedade por doença
O médico suspeita que existe um transtorno de ansiedade por doença quando a pessoa fica excessivamente ansiosa com o fato de ter ou não uma doença grave. O médico realiza uma avaliação completa para determinar se uma doença física está de fato presente.