É normal ficar doente por sentir falta de alguém?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Saudade pode provocar sintomas parecidos aos da crise de abstinência, indica estudo. Ficar longe da pessoa amada pode provocar sensações semelhantes às da abstinência de drogas.

Há pessoas que sofrem com a saudade por se prender ao passado a ponto de paralisar suas vidas atuais. Em geral, isso ocorre porque elas não aceitam a realidade atual, porque foram felizes no passado e não o conseguem ser agora ou porque não se sentem capazes de recuperar algo ou alguém perdido e que faz muita falta.

O amor patológico pode atingir, principalmente as mulheres com mais de 30 anos e que não têm um relacionamento estável. As mulheres estão mais seletivas e depois de determinada idade, quando encontram um parceiro, ficam doentes por ele e são capazes de fazer tudo para não perder essa relação.

Quando realmente quem não te procura não sente sua falta
Não somos inocentes a ponto de imaginar que todas as pessoas que demonstram desinteresse só sentem as coisas de uma maneira diferente. Em muitas ocasiões, o desinteresse é real e é bom para a parte que está sofrendo se afastar.

3. Lembrar constantemente do ex e sentir saudades. Sentir saudades é normal, ainda mais de pessoas, momentos ou situações que foram felizes.

As saudades são algo que todos temos dificuldade de explicar, mas o sentimento geralmente está associado a sensações boas ou lugares bons. Além disso, é transmitida uma ideia de leveza. Assim, por mais que a gente sinta muitas saudades, o sentimento parece suave. Em contrapartida, o sentir falta é associado com dor.

Olha, normal não é. Essa condição de vazio de sentimentos se chama "atimia" que consiste na ausência de sentimentos e de manifestações afetivas.

Constantemente ouvimos falar que os sentimentos como tristeza, medo, estresse e depressão podem causar doenças. E isto é verdade. O coração, por exemplo, pode ser maltratado conforme o acúmulo destes sentimentos.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

A resposta vai te surpreender. Segundo quatro especialistas consultados pela ME, sim. A doença, na verdade, seriam sintomas psicossomáticos, ou seja, respostas físicas desencadeadas por questões psicológicas. Esses sintomas – febre, dor de cabeça, náusea etc.

Quanto tempo dura a saudade, de acordo com um estudo
Enquanto 54 por cento dos participantes (58 por cento entre os homens, 50 por cento entre as mulheres) afirmaram que nunca experimentaram qualquer doença de amor, os resultados opostos podem ser usados para calcular o seguinte: A saudade dura em média 12,4 meses.

A saudade dói no peito, porém não podemos ter saudade daquilo que só em um coração existiu. A pessoa que inventou a distância não sabia a dor da saudade. É difícil dizer adeus quando se quer ficar, é difícil sorrir quando se quer chorar, e ainda é mais difícil estar longe de alguém que tanto se ama.

A saudade dói porque ela é um apelo para se voltar ao passado, mesmo sabendo que o tempo só corre para frente (ao menos no nosso entendimento). A saudade dói porque ela bate no que já foi bonito, trincando, amassando, apagando, bem lentamente.

Assim, o mito de que a pessoa que termina um relacionamento não sofre, não é verdadeiro, já que o luto pela perda da relação é vivenciado por ambas as partes, e além disso, a pessoa que termina pode sentir culpa, um sentimento que em muitos casos é fonte de mal-estar para quem o sente.

Basicamente um grupo de pesquisadores descobriu que, enquanto as mulheres sentem o fim do relacionamento de maneira mais intensa, os homens são os que ficam tristes por mais tempo. De acordo com o pesquisador Craig Morris, da Universidade de Binghamton, isso ocorre por questões biológicas.

Sentir-se rotineiramente desvalorizado em qualquer relacionamento pode ser um pequeno grande problema para a sua autoestima.
...

  1. Quando ele desconsidera seus sentimentos. ...
  2. Quando ele é egoísta. ...
  3. Quando ele demora para te responder. ...
  4. Quando ele não considera o que é importante para você ...
  5. Quando você dá desculpas demais.

Um homem precisa de espaço para se apaixonar.
É quando sente a sua falta que ele toma consciência disso. Sabe por que? Porque é na sua ausência que ele consegue entender a importância que você tem pra ele e a dimensão da emoção dele por você.