É normal não se sentir atração por ninguém?

Perguntado por: sassis . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

A assexualidade é a falta de atração sexual. Ou seja, a pessoa não se sente atraída por ninguém, nem age por um desejo erótico. Essa definição é apenas um espectro sobre o tema, que é amplo e diverso dentro da comunidade. Portanto, a assexualidade não é determinada por aquilo que a pessoa faz ou deixa de fazer.

A falta de desejo sexual pode estar relacionada a varias questões, incluindo hormonais, físicas, emocionais, nutricionais e/ou medicamentosas. Investigar a sua origem é fundamental para um tratamento adequado.

Não há uma idade específica em que se espera que todas as pessoas se deem conta de sua orientação ou identidade sexuais. Há algumas pessoas com sexualidade fluida e que podem descobrir no futuro uma orientação diferente.

Para os demissexuais, só é possível desbloquear o desejo sexual com conexão emocional. Não há limite para as maneiras pelas quais você pode se identificar sexualmente, e é encorajador ver a terminologia acompanhar esse reconhecimento.

A assexualidade não é uma condição de saúde
A pessoa assexual, então, deve se preocupar com o seu estado de saúde e procurar tratamento. Assim como a heterossexualidade e a homossexualidade, a assexualidade é somente uma orientação sexual. Não há nada de errado em ser assexual.

Os assexuais são pessoas que não têm a sexualidade orientada nem para hétero, nem para homo, nem para bissexualidade – não sentem atração sexual nenhuma e vivem muito bem assim. Não sentem necessidade de fazer sexo.

20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

A LGBTfobia pode ser definida como a rejeição, o medo, o preconceito, a discriminação, a aversão ou o ódio, de conteúdo individual ou coletivo, contra aquelas (es) que, supostamente, sentem desejo ou têm práticas sexuais com indivíduos do mesmo sexo biológico.

O Brasil registrou ao menos 273 mortes violentas de pessoas LGBTQIAP+ em 2022. Desses casos, 228 foram assassinatos, 30 suicídios e 15 outras causas, como morte decorrente de lesões por agressão. A média é de um morto a cada 32 horas.

A diferença entre um indivíduo arromântico e assexual é que o primeiro se interessa pouco ou nada por relações românticas, enquanto o segundo sente pouca ou nenhuma atração sexual; Assim como outras orientações românticas e sexuais, a pessoa não escolhe ser arromântica.

Heterossexual arromântico: pessoa que sente atração sexual por pessoas do gênero oposto, mas não sente atração romântica por ninguém. Homossexual demirromântico: pessoa que sente atração sexual por pessoas do mesmo gênero e só sente atração romântica quando forma um vínculo emocional/psicológico/intelectual.

O que é pansexualidade? Pansexual é o indivíduo que sente atração por pessoas independente do gênero delas, de como se expressam para o mundo e de sua orientação sexual. Ou seja, a pessoa pan pode se sentir atraída por pessoas heterossexuais, homossexuais, bissexuais, dentre outras.

São tipos de reprodução assexuada:

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Brotamento.
  • Divisão binária, cissiparidade ou bipartição.
  • Divisão múltipla.
  • Esporulação.
  • Fragmentação ou regeneração.
  • Partenogênese.
  • Propagação vegetativa.

O termo LGBTfobia não é tão conhecido, já que outro é normalmente usado como sinônimo para se referir ao ódio à população LGBT: a homofobia. Tecnicamente, essa expressão refere-se apenas à hostilidade direcionada a homossexuais – lésbicas e gays –, mas o termo se popularizou e é utilizado amplamente.

Um exemplo é o caso da ADO 26, em que o Supremo Tribunal Federal incluiu a homofobia na lei de racismo, de modo que a referida conduta passou a ser uma espécie de racismo social. Homofobia, segundo o dicionário é o “ódio a homossexual e a homossexualidade"[12].