É normal o bebê ter muito soluço?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Soluços em bebês são mais comuns do que em adultos – principalmente em recém-nascidos e menores de um ano. Mesmo no útero, a gestante pode ter sentido o seu filho soluçar e isso é completamente normal. O soluço é resultado de uma contração involuntária do músculo que fica abaixo do pulmão, chamado diafragma.

Colocar o bebê para mamar, por exemplo, é uma boa opção de solução momentânea. Isso porque o ato de sugar pode reduzir o reflexo do diafragma. Também é importante ter atenção à posição da criança no momento em que ela está mamando, se certificando que o pequeno esteja com a cabeça mais elevada.

O soluço é muito comum em recém nascidos e pode começar antes mesmo do nascimento. Ele nada mais é do que contrações involuntárias dos músculos respiratórios e do diafragma do bebê. Por serem imaturos, esses músculos são estimulados e “irritados” com muita facilidade, gerando o soluço.

Há bebês que soluçam até mais de 3 vezes ao dia e mesmo assim é considerado normal. 4O ideal mesmo é não deixar o bebê dormir de bruços, por mais que ele tenha preferência por essa posição, o risco de sufocamento é muito grande. 5Sempre lembrando que tanto em caso de soluços, ou antes, de dormir o bebê deve arrotar.

5 dicas de como parar o soluço em bebê

  1. Mantenha a cabeça do bebê elevada durante a amamentação. ...
  2. Coloque a criança para arrotar após a mamada. ...
  3. Cheque se o bebê está bem agasalhado. ...
  4. Ponha o bebê para mamar. ...
  5. Alimente a criança de maneira equilibrada.

O refluxo passa a ser um problema quando a criança apresenta alguns sinais e sintomas como: irritabilidade, choro, vômitos muito frequentes, baixo ganho de peso e recusa alimentar. Muitas vezes o bebê se joga para trás e não aceita a alimentação.

Dicas, truques e soluções simples para resolver aquelas dúvidas que surgem nos primeiros meses.

  1. Comece a embalar o bebê de maneira suave para dormir.
  2. Feche as cortinas do quarto.
  3. Se precisar falar alguma coisa, use um tom de voz baixo e suave.
  4. Ligue um brinquedo relaxante que emita sons ou toque músicas tranquilas.

A pediatra salienta que o soluço também pode estar relacionado com frio ou calor. Algumas vezes, o bebê soluça quando está úmido, por causa do xixi, ou com frio, ou qualquer mudança de temperatura. - O soluço não prejudica a saúde do bebê. Em geral, passa sozinho, mas pode acontecer diariamente.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

A pega correta deve ser sempre na aréola, e não no bico do seio. A parte de cima da aréola tem que ficar mais visível do que a de baixo, os lábios do bebê devem estar em formato de peixinho e , quando ele suga, o seio da mãe vai para dentro da boca dele.

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:

  1. Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ...
  2. Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

Bebês têm mais soluço por uma própria imaturidade do sistema nervoso em controlar as contrações do músculo diafragma. Além disso, é comum que ocorram soluços quando a barriguinha está cheia, como após mamar, ou ao engolir ar, quando o bebê chora, por exemplo”, diz a pediatra.

As crises de soluço de bebê são bem comuns ao longo do primeiro ano de vida e são ainda mais frequentes até os 3 meses. Você sabia que os bebês soluçam ainda dentro de nossa barriga? Isso ocorre porque estão aprendendo a respirar e seu diafragma esta em desenvolvimento.

Embora possa parecer um incômodo inofensivo, o soluço constante, por vários dias, seguidos pode indicar disfunção em órgãos do aparelho digestivo. Em casos mais graves – e raros – pode, inclusive, levar o paciente a óbito.

O refluxo em bebê acontece porque o esfíncter esofágico inferior (que é o anel entre o esófago e estômago) pode ainda não estar bem formado. Por isso, esse anel pode permanecer aberto depois que a criança mama, permitindo que o que está no estômago volte e seja regurgitado.