Quando o soluço em bebê é preocupante?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

É recomendado consultar o pediatra quando o bebê apresenta soluços muito frequentes que o impedem de comer ou dormir, uma vez que pode ser sintoma de refluxo gastroesofágico, que ocorre quando o alimento volta do estômago para a boca.

O soluço é muito comum em recém nascidos e pode começar antes mesmo do nascimento. Ele nada mais é do que contrações involuntárias dos músculos respiratórios e do diafragma do bebê. Por serem imaturos, esses músculos são estimulados e “irritados” com muita facilidade, gerando o soluço.

Há bebês que soluçam até mais de 3 vezes ao dia e mesmo assim é considerado normal. 4O ideal mesmo é não deixar o bebê dormir de bruços, por mais que ele tenha preferência por essa posição, o risco de sufocamento é muito grande. 5Sempre lembrando que tanto em caso de soluços, ou antes, de dormir o bebê deve arrotar.

O refluxo passa a ser um problema quando a criança apresenta alguns sinais e sintomas como: irritabilidade, choro, vômitos muito frequentes, baixo ganho de peso e recusa alimentar. Muitas vezes o bebê se joga para trás e não aceita a alimentação.

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:

  1. Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ...
  2. Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

Colocar o bebê para mamar, por exemplo, é uma boa opção de solução momentânea. Isso porque o ato de sugar pode reduzir o reflexo do diafragma. Também é importante ter atenção à posição da criança no momento em que ela está mamando, se certificando que o pequeno esteja com a cabeça mais elevada.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

Ela cita as mais recomendadas:

  1. Prender a respiração por alguns segundos:o segredo está em respirar fundo antes, de preferência enchendo o abdômen em vez do peito. ...
  2. Consumir algo bem gelado:uma dica é comer gelo moído. ...
  3. Fazer gargarejos com água:no banheiro, vá fazendo gargarejos normalmente até que parem os soluços.

Quando o recém nascido pode beber água? O bebê já pode começar a tomar água após os 6 meses de vida, e nessa faixa, outros alimentos também podem ser colocados na dieta do bebê aos poucos. Essa alimentação deve complementar a amamentação, mas ainda não ser a principal fonte de nutrientes do bebê.

Embora possa parecer um incômodo inofensivo, o soluço constante, por vários dias, seguidos pode indicar disfunção em órgãos do aparelho digestivo. Em casos mais graves – e raros – pode, inclusive, levar o paciente a óbito.

Coloque a criança para arrotar após a mamada
Ao ficar na posição vertical, o ar eventualmente engolido durante a amamentação será expelido mais facilmente, diminuindo os estímulos que irritam o diafragma e podem provocar o soluço em bebê.

O refluxo em bebê acontece porque o esfíncter esofágico inferior (que é o anel entre o esófago e estômago) pode ainda não estar bem formado. Por isso, esse anel pode permanecer aberto depois que a criança mama, permitindo que o que está no estômago volte e seja regurgitado.

A golfada acontece quando o estômago do bebê fica muito cheio, o que faz com que a válvula que fecha a passagem para o estômago se abra facilmente, o que o leva o bebê a regurgitar o leite.

Com a imaturidade, o esfíncter relaxa e não faz seu trabalho. Por isso, o retorno de um pouco de leite após a mamada, quando o bebê arrota, ou mesmo um tempo depois em forma de “queijinho” é normal. Trata-se de um tipo de refluxo fisiológico, ou apenas regurgitação, que acontece em algumas ou todas as mamadas.