É normal ovo boiar?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Quando o ovo flutua na água, isso indica que ele já está velho, e provavelmente estragado.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Os perigos do consumo de um ovo estragado são muitos, principalmente a chance de contaminação por Salmonela, bactéria presente na casca do ovo e que, se consumida, pode causar sintomas de mal-estar, como vômito, dores de cabeça e estômago, e calafrios.

Como descobrir se o ovo está novo ou velho? O novo, quando quebrado, tem a clara mais junto à gema e, quando cozido, a casca se solta com dificuldade levando parte da clara. Já no ovo velho, quando quebrado, a clara se encontra mais líquida e se espalha mais e, quando cozido, a casca se desgruda mais fácil do ovo.

Se o ovo afundar, significa que você pode consumi-lo, está fresco. Isso acontece porque assim que é posto, ele preenche quase todo o volume no interior da casca e tem apenas uma pequena bolsa de ar. No entanto, com o passar do tempo, o ovo vai perdendo água de seu interior pelos poros da casca e fica menos denso.

Como saber se o ovo está bom: teste da água
Pode ser um copo ou uma vasilha funda. Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.

Sendo provável o contágio por pratos que passam horas sem refrigeração, como maioneses, quindim, vitaminas e ovos crus com a gema mole. Portanto, para garantir o máximo bem-estar da sua família, invista na qualidade de Naturovos.

O consumo de ovos ainda pode ser benéfico para a mulher que se encontra menstruada porque o alimento serve como fonte de vitamina E e da vitamina B6, dois nutrientes que já foram apontados como vantajosos para melhora da dor nos seios e das cólicas menstruais fortes.

10 dias

E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

Por isso vale salvar essas informações:

  1. Clara cozida macia e gema bem mole: 4 minutos.
  2. Clara firme e gema molinha: 6 minutos.
  3. Gema cremosa: 8 minutos.
  4. Gema Cozida: 12 minutos.

A chalaza pode ser encontrada nos dois lados da gema e age como uma “pequena âncora” para manter a gema centralizada e impedir que ela encoste ou grude na casca a ponto de se romper. Essa película não faz mal à saúde, e sim, a chalaza é comestível!

Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C.

A salmonelose é uma infecção alimentar causada pela bactéria Salmonela sp. Os sintomas comuns da doença incluem dores abdominais, diarreia, calafrios, náusea e vômito. A Salmonela, encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes, é uma bactéria que oferece sérios riscos à saúde.

Os ovos podem ser infectados de dois modos: pelas excretas contaminadas – pois a salmonela coloniza o ceco e depois contamina a casca, que é porosa; ou por contaminação interna do ovo, uma vez que a salmonela pode ir do intestino para os ovários (transmissão transovariana), contaminando a gema”.

É possível verificar o frescor do ovo, colocando-o submerso em recipiente com água. Se boiar, o ovo não é fresco, podendo por vezes estar impróprio para consumo. Caso esteja fresco, o ovo deverá afundar.