Pode se lavar o ovo?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Pode lavar ovo, sim, mas logo antes do uso. Também é crucial lavar utensílios e as mãos para evitar contaminação do alimento. Veja mais no post! Principalmente depois do início da pandemia, as pessoas adquiriram (ou intensificaram) o hábito de lavar as compras antes de armazená-las, sobretudo os alimentos.

Tá, tudo bem. Mesmo assim você quer lavar os ovos antes de comê-los. Então faça isso minutos antes do preparo, para que o mínimo de microrganismos entre neles. Lave com água corrente antes de usar, coloque numa solução de água com 10 gotas de hipoclorito e deixe por 20 minutos, depois enxágue novamente.

Preencha uma tigela com água e mergulhe delicadamente as cascas vazias para lavar a parte de dentro. Escorra a água e lave novamente cada uma (por dentro e por fora) sob água corrente.

O ideal é que o processo de limpeza seja feito em água corrente, para que as impurezas mais superficiais sejam removidas. Posteriormente, os ovos devem ser colocados em uma solução de água com cerca de 10 gotas de hipoclorito de sódio por, mais ou menos, 10 minutos.

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

Entenda. Tem muita gente que coloca os alimentos de molho no vinagre antes de consumi-los, mas a verdade é que ele não serve para higienizar verduras, legumes nem frutas. Resultado: os microorganismos continuam no mesmo lugar.

Por isso, a única forma de saber que os sintomas são devido à infecção pela bactéria é por meio de exames laboratoriais, em que é feito o isolamento da bactéria no vômito, fezes ou no alimento que foi consumido. A infecção intestinal causada pela Salmonella é forte e perigosa, pois pode se espalhar para outros órgãos.

Essa bactéria é muito comum na casca e no interior deste alimento cru e pode causar infecções alimentares, explica Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda não ultrapassar o tempo de duas horas. O excesso de zelo também provoca problemas. O ovo, por exemplo, não deve ser lavado.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Ou seja, lugar de ovo é na geladeira! Contudo, o produto precisa ficar nas prateleiras, e não na porta do equipamento. Isso porque no segundo local, há uma variação constante de temperatura e maior chance de rachaduras, aumentando, assim, os riscos de contaminação.

“Na lateral ou porta da geladeira, temos variação constante de temperatura e há maior chance de ocorrer trincas, aumentando, assim, os riscos de contaminação”. Não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira.

“Quando você lava o ovo, pode retirar essa película natural da casca. Além disso, a água pode empurrar as bactérias que estão na casca para o interior do ovo”, alerta. “Se quiser lavar, pode fazê-lo imediatamente antes do consumo, e logo em seguida prepará-lo.

A lavagem dos ovos é um processo importante para desinfetar a casca do ovo, e também para melhorar o seu aspecto visual aos consumidores. A lavagem dos ovos é um processo importante para desinfetar a casca do ovo, e também para melhorar o seu aspecto visual aos consumidores, afirma Dr.

“As pessoas acreditam que a salmonela costuma aparecer apenas em determinada parte do ovo, o que não é verdade. Ela pode aparecer na casca, na clara e na gema. Não se deve comer ovo cru nem utilizá-lo desta forma.”

Higienize vegetais deixando-os mergulhados em um litro de água com hipoclorito de sódio ou uma colher de chá de água sanitária. Ovos e carnes - especialmente as de aves, mais sujeitas à contaminação - devem ser bem cozidos ou assados. Prefira consumir leite pasteurizado ou fervido ao invés de leite cru.

Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C.

- Quando se coloca o ovo em contato com o vinagre, observa-se a evolução de gás carbônico; - Haverá o consumo da casca do ovo na reação com o ácido, o ovo fica envolvido apenas por uma membrana; - A flutuação do ovo com casca é um fenômeno físico associado à formação de uma camada de bolhas na superfície.

Ao acrescentar uma colher (de sopa) de vinagre á água em que se vai ferver um ovo acontece uma reação entre o sal presente na casca do ovo (o carbonato de cálcio, CaCO3) e o ácido acético (H3CCOOH) do vinagre, tornando a casca menos rígida.

Como cozinhar ovo

  1. Clara cozida macia e gema bem mole: 4 minutos.
  2. Clara firme e gema molinha: 6 minutos.
  3. Gema cremosa: 8 minutos.
  4. Gema Cozida: 12 minutos.