É normal sangrar na hora de tirar os pontos?

Perguntado por: ecapelo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

É normal sair sangue e seroma da ferida durante a fase de inflamação, mas lembrando: o seroma é praticamente translúcido e sem odor. Então, caso esteja saindo um pouco de secreção vazando dos pontos depois da cirurgia, é normal, mas caso o volume de sangue for alto, intensifique a higiene e comunique o seu cirurgião.

A deiscência geralmente ocorre nos primeiros dias de pós-operatório. Na maior parte das vezes a complicação só se torna clinicamente óbvia entre o 5º. e o 10º dia, quando, após a retirada dos pontos, a pele se abre espontaneamente como um “zíper”. A evisceração é precedida pela eliminação de secreção seromas e sangue.

10 – Quando o médico ou a enfermeira retirar os pontos, continue cuidando da cicatriz, hidratando a zona onde estiveram os pontos. Costuma-se usar creme hidratante ou óleos cicatrizantes.

Isso é extremamente perigoso, pois esses objetos podem levar bactérias para a pele e causar uma infecção. Para tratar essa infecção, será necessário acompanhamento médico, antibióticos e cuidados extras. Portanto, procure o seu médico cirurgião o mais rápido possível após descobrir os pontos expulsos.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

É completamente normal sair secreção após a cirurgia quando a mesma possui um aspecto translúcido, levemente amarelado e inodoro, sendo chamado de seroma. Esse líquido faz parte do processo natural da cicatrização, podendo ser absorvido pelo próprio corpo ou drenado. É normal sim!

Na maioria dos casos, o tratamento é fechar a ferida novamente. A inflamação faz parte de toda cicatrização e dura cerca de 6 dias. Porém, caso apareça uma secreção amarelada, viscosa e com mal cheiro na região dos pontos cirúrgicos, estiver com febre e dor na região operada, é importante nos procurar imediatamente!

De modo geral, os pontos podem ser retirados entre 7 ou 14 dias após a cirurgia. Porém, a depender do caso e da saúde do paciente a cicatrização pode demorar até 21 dias, de acordo com a sua coagulação sanguínea.

Não tenha medo de higienizar a ferida. 2. Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

Não recomendamos que os pacientes tirem os pontos por conta própria.

O ponto inflamado é uma situação que pode ocorrer após qualquer tipo de procedimento cirúrgico, seja ele interno ou externo. Essa situação pode ser bastante incômoda para o paciente, podendo levar até mesmo a abertura dos pontos, também chamada de deiscência.

Por isso, eles não devem ser removidos antes da hora e muito menos se deve ficar cutucando o local, pois há uma grande chance de eles ficaram inflamados ou mesmo infeccionados. A pele funciona como uma barreira contra micróbios.

Controle do sangramento pós-operatório:
Deve-se evitar conversar por no mínimo 3-4 horas. O paciente deve ser informado que é normal o alvéolo sangrar nas primeiras 24 horas. Se o sangramento for muito grande, instruir ao paciente a colocar uma gaze novamente no alvéolo à no período de 1 hora.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  • Terapia por pressão negativa. ...
  • Laserterapia. ...
  • Ozonioterapia. ...
  • Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  • Curativos especiais. ...
  • Suplementação nutricional.