Estou há meia hora ou há meia hora?

Perguntado por: ddrumond8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” “A live de Caetano Veloso acabou há uma hora.” Como vimos em publicações anteriores, nesses casos, o verbo haver expressa tempo transcorrido, passado.

Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.

Ah: Interjeição
O termo “ah” é uma interjeição, ou seja, é usado para expressar sensações e emoções, transmitindo um determinado estado de espírito. Muito utilizado na língua falada, pode significar alegria, admiração, alívio, dor, tristeza, surpresa, indignação, entre outros sentimentos.

Quando nos referimos a um tempo passado empregamos o verbo haver, que indica tempo decorrido e não admite flexão, ou seja, sempre é utilizado no singular ().

A expressão correta é há anos. O uso do advérbio atrás é completamente redundante neste caso. O verbo haver, como verbo impessoal, é acompanhado por uma expressão de tempo que já indica tempo decorrido. Repare que não será correto dizer: decorreram anos atrás.

Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro).

Na indicação de tempo passado, a forma correta de escrita dessa expressão é há muito tempo, sendo formada com o verbo haver: Isso já aconteceu há muito tempo. Isso já aconteceu há muitos anos.

Sinônimo de

  1. Tem existência: 1 tem, existe, resta.
  2. Faz um determinado período de tempo: 2 faz, completa-se, perfaz.
  3. Está presente: 3 está, encontra-se, acha-se, apresenta-se.
  4. Acontece: 4 acontece, ocorre, sucede, realiza-se, passa-se, dá-se, decorre, sobrevém, transcorre, verifica-se.
  5. Entende-se com alguém:

É dispensado o uso do advérbio "atrás", portanto, “há muito tempo” é a expressão correta.

Usamos não há quando o advém do verbo haver e implica “não existir”. Não há pão nesta casa. Com este temporal não há vontade para tal. Usamos não à quando implica um sentido ou ação oposta ou contrária.

Dessa forma, a palavra deve ser utilizada sempre que nos referirmos ao passado, dando o significado de tempo decorrido.

Com o “h” o “” representa uma forma do verbo haver. Assim, podemos utilizar o “” quando o verbo haver é impessoal (sem sujeito) e possui o sentido de “existir”. Essa forma verbal é conjugada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.

Ah é uma interjeição que pode exprimir uma vasta gama de significados, como alegria, admiração, espanto, ironia, desejo, entre outras. Na frase "ah, que susto" o ah é uma marca sonora do espanto causado. Ao dizer "ah, mas eu queria tanto", a interjeição reforça o desejo.

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.

A forma correta de escrita é há uma semana de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a forma verbal há (do verbo haver) no sentido de tempo.

Há ou a na expressão de tempo. Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.