É normal sentir muita sede o tempo todo?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Ansiedade, consumo exagerado de sal ou alimentos condimentados, uso de medicamentos e até o calor. São vários os motivos que podem levar as pessoas a sentirem sede. Mas é preciso estar atento! Uma vontade exagerada de beber líquidos pode ser sinal de doença.

"As principais razões para sentir muita sede podem ser: a ingestão de alimentos ricos em sódio, a ingestão de medicamentos, a prática de atividades físicas, onde há perda de água e sais minerais, suor em excesso, diarreia e a desidratação", analisa a profissional, que explica como cuidar de cada uma dessas situações e ...

Causas da polidipsia
Existem diversos fatores que podem causar polidipsia. Assim, o mais comum é que a sede em excesso ocorra por desidratação e perda de urina maior que o habitual. Em geral, adultos com peso de 50 a 80 kg devem fazer entre 1 a 3 litros de xixi por dia.

Doenças como esquizofrenia, transtorno bipolar ou depressão podem levar ao desenvolvimento de sede insaciável e ao consumo exagerado de água, esse sintoma é denominado potomania.

O paciente urina muito, desidrata e tem muita sede”, afirma a médica. No entanto, ainda não há insulina para carregar o açúcar para dentro da célula, mas ela continua precisando de combustível. O corpo, então, sente mais fome para que o indivíduo se alimente e supra suas necessidades.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Beber água ao acordar é a melhor maneira de começar o dia bem hidratado. Assim como criar metas é importante para você ter o hábito de beber muita água, uma outra dica é beber água assim que você acorda, antes mesmo do café. Tomar um copo d'agua antes de dormir também lhe ajudará a se manter hidratado durante o sono.

São 35 ml diários para cada quilo que temos. Ou seja, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml e descobrir que a recomendação é de 2,1 litros por dia. Já para uma pessoa de 100 kg são aconselháveis 3,5 litros diários.

Os sintomas do excesso de sede podem estar correlacionados com:

  1. Dores de cabeça;
  2. Desorientação mental;
  3. Tremores;
  4. Fadiga;
  5. Náusea;
  6. Vômito;
  7. Tontura.

A poliúria é chamada inapropriada quando o paciente urina demais mesmo sem haver uma grande ingestão de líquidos ao longo do dia. Neste caso, a perda excessiva de urina não é uma resposta natural e leva o paciente à desidratação. O rim é o órgão responsável pelo controle da água corporal.

Saber se você precisa de ajuda médica também depende da sua autoavaliação: já percebeu se, mesmo quando você bebe muita água, não urina tantas vezes? Isso pode ser bexiga hipoativa. Alguns dos sintomas dessa condição são sensação de que a bexiga não fica vazia, gotejamento após urinar e ficar várias horas sem urinar.

Como o açúcar não é adequadamente absorvido pelas células dos portadores de diabetes, ele se acumula na corrente sanguínea. De qualquer forma, o excesso precisa ser expelido do organismo; logo, os rins são acionados com frequência. O paciente, então, urina muito, fica desidratado e tem muita sede.

É bastante comum a sensação de boca seca quando sentimos sede. Mas a falta de lubrificação bucal, que também é conhecida como xerostomia ou hipossalivação, pode ocorrer por diversas razões, entre elas destacam-se o uso de alguns medicamentos, estresse ou sintomas de doenças como diabetes.

Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.

Ansiedade, consumo exagerado de sal ou alimentos condimentados, uso de medicamentos e até o calor. São vários os motivos que podem levar as pessoas a sentirem sede. Mas é preciso estar atento! Uma vontade exagerada de beber líquidos pode ser sinal de doença.

Todo mundo já ouviu dos mais variados benefícios da ingestão de água para o corpo humano. O que muita gente não sabe é que além de uma dieta balanceada, a bebida também é parceira para quem possui diabetes, podendo ajudar no nível de açúcar no sangue.

É normal ter muita sede nas primeiras semanas de gravidez? - Sim, sede e fome são sintomas comuns, principalmente nas primeiras semanas de gestação.

Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

Quais os sintomas do diabetes?

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.