É normal sorrir dormindo?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 19 votos

Os dados coletados e uma revisão da literatura sobre o caso sugerem que rir durante o sono, na maioria dos casos, é algo fisiológico e benigno, relacionado com sonhos e a fase do sono REM.

Faça brincadeiras mais físicas, recheadas de barulhos.

  1. Faça cócegas. Toda criança ama as cosquinhas, mas cuidado para não exagerar, para que ela não se irrite.
  2. Brinque de pega-pega. Se o bebê está engatinhando no chão, agache e corra atrás dele. ...
  3. Dê beijinhos na criança e sopre a barriga dela. ...
  4. Roube o nariz da criança.

Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento. Se você não perceber isso acontecendo consistentemente aos três meses de idade, converse com seu pediatra.

Esse susto que os bebês tem nos priemiros meses de vida, principalmente dormindo, é o chamado Reflexo de Moro. Um reflexo primitivo e que acontece até cerca de 3 meses de vida, mas pode ir até 4 a 6 meses. É algo perfeitamente normal e esperado e indica que o sistema nervoso do bebê está se desenvolvendo.

Embora tenham muitos benefícios, as cócegas nunca devem ser forçadas; portanto, se seu bebê as rejeitar ou resistir, é melhor não insistir. À primeira vista, elas podem parecer inofensivas, no entanto existem vários estudos que mostraram tanto seus benefícios como seus efeitos negativos.

Com 6 meses aos 9 meses o bebê começa a formular palavras bilabiais como “dada”, “gugu” e a partir de 1 ano podem estar falando palavras como mamãe, vovô entre outras mais simples.

A partir dos 2 a 3 meses de vida, o recém-nascido começa a emitir alguns sons (angu, guu, bá), muitas vezes olhando fixamente o rosto dos pais, tentando imitar e se comunicar verbalmente.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Assim, é esperado que os bebês estejam sorrindo até o terceiro mês de vida, mesmo que ainda não saibam exatamente o que isso significa. Nessa fase, eles “treinam” estes movimentos faciais, especialmente quando estão perto de outras pessoas, quase que imitando essa ação.

A visão do seu bebé torna-se gradualmente mais aguçada.
Adora olhar para a cara da mãe e do pai e começa a aperceber-se do tamanho das coisas. A partir das seis semanas, já consegue ver o verde e o vermelho. Aos quatro meses, adquire a visão binocular, permitindo-lhe aperceber-se da distância.

Quando o bebê vê olhos e rosto de seus pais, ele começa a fazer associações: entre nutrição e nutriz, entre as vozes e as pessoas, entre um sorriso e o que significa ser feliz ou amado, etc.

“Eles sonham com sensações e sons do seu dia-a-dia, mas não com imagens bem definidas”, diz a psicanalista Regina Chu Carvalho, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. “No caso dos bebês é possível que o seio, a amamentação e a fala da mãe estejam presentes”, completa Regina.

Os primeiros meses do bebê são muito importantes para garantir que as crianças desenvolvam bons hábitos de sono à noite. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que bebês não sabem dormir sozinhos, por isso o bebê acorda chorando várias vezes à noite.

Para os recém-nascidos ou mesmo bebês que mamam por livre demanda, acordar chorando é normalmente sinônimo de fome. O bebê é alimentado e o choro passa. Além da fome, pode ser frio ou calor, fralda suja ou mesmo um incômodo como cólica ou resfriados.

“Já perto de um ano, a criança, ela começa a desenvolver a empatia. Ela deve ter um vínculo com essa mãe muito forte. A partir do momento que ela vê a mãe cantar, por empatia, entende a emoção da mãe naquele canto e toca ela”, disse a psicóloga.

Fome: quando o choro é de fome, é normal que o bebê faça biquinho, estalinhos com a boca procurando o peito, ou mesmo coloque o punho ou a mão na boca. O choro passa quando é amamentado.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, chupar o dedo também faz parte do comportamento normal do bebê, assim como colocar as mãos e os pés na boca. Ele faz isso desde o útero materno, para fortalecer a musculatura responsável pelos movimentos de sucção, preparando-se para mamar.

São chamadas recém-nascidas do nascimento até um mês de idade; bebê, entre o nascimento e os 2 anos, e criança quando têm entre 2 anos até doze anos de idade.

12 meses

O desenvolvimento da fala do seu bebê
Depois, geralmente com 12 meses, chega o tão esperado momento em que os bebês começam a falar palavras como “mamã”, “papa”, “dá”, “qué” e onomatopeias como “auau” e “miau”.

Assim, é importante esclarecer que o autismo pode ser causado pela genética, mas nem sempre vai ser hereditário. Isso significa que o autismo da criança não se desenvolve todas às vezes por causa de genes passados pelo pai ou pela mãe.