É normal suar muito durante a noite?

Perguntado por: mesteves . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

O suor noturno é normal e responde a uma necessidade de eliminar o calor corporal. Isto pode ser em resposta a situações normais, tais como o aumento da temperatura devido a sobreaquecimento, calor ambiental ou mesmo fatores emocionais, tais como estar num pesadelo.

O suor durante o sono, especialmente durante as épocas mais quentes do ano, é resultante de um processo natural do corpo para regular sua temperatura interna. No entanto, quando o suor noturno acontece mesmo em dias frescos ou frios, pode ser hora de procurar um médico.

A hiperidrose é o suor excessivo, mais que o necessário para a função de regular a temperatura, e costuma ser uma condição primária (não o sintoma de outra doença) e localizada em algumas partes do corpo.

Tipos de câncer relacionados ao suor noturno
Leucemia e linfoma estão entre os cânceres associados ao suor noturno. Aqueles associados à leucemia geralmente ocorrem em conjunto com sintomas como fadiga, perda de peso ou hematomas excessivos. Suores relacionados à leucemia também podem resultar de febres diurnas.

Quais remédios que podem causar transpiração excessiva?

  • Comprimidos para a pressão arterial.
  • Analgésicos.
  • Antibióticos.
  • Antidepressivos.
  • Remédios gastrointestinais.
  • Remédios dermatológicos.
  • Comprimidos para diabetes.
  • Reposição hormonal.

noticias-linfomas
Febre que perdura por mais de uma semana e ocorre principalmente no final da tarde e início da noite, suor noturno — daqueles que encharcam os lençóis e travesseiros –, perda de peso sem motivo aparente e ínguas indolores na região da axila e da virilha.

Exagero de cobertores e pijamas muito quentes.
Utilizar roupas confeccionadas com tecidos extremamente grossos, mesmo no inverno, pode acabar provocando a hipertermia, ou seja, o superaquecimento do corpo e, consequentemente, a sudorese.

existem diversas causas para sudorese noturna que demandam de investigação, como por exemplo hiperidrose, tuberculose, e outras. Sendo que para um diagnóstico seguro, sugiro que procure um médico de sua confiança para avaliação, exames e tratamento.

suar excessivamente em diferentes pontos do corpo, como aquelas em que é é comum suar (axilas e pescoço, por exemplo) e em pontos onde o suor não é tão comum, como nas mãos, no rosto, nos pés e na virilha; suar bastante somente em uma determinada área do corpo; suar até mesmo em repouso e em temperaturas mais amenas.

5 opções de tratamento para suor excessivo

  1. Chá de sálvia. Um dos tratamentos caseiros mais conhecidos para amenizar o suor excessivo é a sálvia. ...
  2. Vinagre de maçã, tomilho e alecrim. ...
  3. Amido de milho e bicarbonato de sódio. ...
  4. Bicarbonato de sódio e limão. ...
  5. Óleo de melaleuca.

Não é possível a transmissão do novo coronavírus através do suor”, revela infectologista durante entrevista concedida ao portal de notícias G1. Ele lembra que o contágio é feito apenas através das mucosas: olhos, nariz e boca. “Não há nenhum indicativo de que o vírus atravesse a pele”, pondera.

Suor e perda de peso
Aquelas (muitas) gotas de transpiração durante a atividade não são sinônimo de emagrecimento ou de perda de gordura. Suar é apenas um sinal de que seu corpo, naquele momento, é capaz de regular a temperatura interna.

Mantenha-se hidratado, pois o corpo tende a suar mais para resfriar-se. Procure incorporar atividades que ajudam a controlar o estresse e a ansiedade em sua rotina. Muitas pessoas lidam melhor com o estresse através da meditação, música ou caminhada.

O médico dermatologista é o especialista mais indicado para realizar a sua avaliação inicial. Uma vez que a hiperidrose (suor em excesso) pode acometer axilas, mãos e pés ou rosto, o tratamento dependerá das áreas acometidas, bem como do perfil do paciente (idade, sexo, outras doenças associadas).

- Suor noturno abundante; - Perda de peso relevante; - Coceiras pelo corpo; - Cansaço.