É perigoso pegar um bicho-preguiça?

Perguntado por: iguedes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

“Bichos-preguiça são animais sensíveis. O toque frequente [das pessoas] pode lhes causar graves danos psicológicos”, afirma Cassandra Koenen, chefe global de animais exóticos de estimação da World Animal Protection (Proteção Mundial de Animais, em tradução livre), organização de bem-estar animal sem fins lucrativos.

Em teoria, sim. As normas do Ibama abrangem apenas zoológicos, mas não vetam pessoas físicas – portanto, se quisesse ter um, bastaria você ser capaz de cumprir as mesmas regras que os zoos cumprem.

O panda-vermelho é encontrado atualmente no Butão, China, Índia, Mianmar e Nepal.

Preguiça é doença? Não há definições médicas ou psiquiátricas que classifiquem a preguiça como patologia. Os momentos de ócio são muito indicados para a manutenção da saúde mental.

Dicas simples para vencer a preguiça

  1. 1) Divida uma tarefa maior em tarefas menores. ...
  2. 2) Descanse e pratique exercícios físicos. ...
  3. 3) Consiga se motivar. ...
  4. 4) Pense nos benefícios. ...
  5. 5) Fazendo uma coisa de cada vez. ...
  6. 6) Pratique A visualização. ...
  7. 7) Aprenda com pessoas de sucesso.

Natural da Mata Atlântica e da Amazônia, o bicho-preguiça pode ser encontrado também em outros países da América do Sul e da América Central. Embora ainda não seja considerado um animal em extinção, já está desaparecendo de diversas regiões onde era comum - como no Nordeste brasileiro.

A dieta de uma preguiça consiste, principalmente, de botões de flores, folhas e brotos tenros, embora algumas preguiças sejam conhecidas por comer insetos e pássaros para complementar sua dieta. Elas têm um estômago com vários compartimentos que lhes permitem digerir com eficácia a celulose dura que comem.

Alimenta-se principalmente de folhas, frutos e seivas de algumas árvores. Segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, a preguiça-de-hoffmann está classificada como em situação de menor preocupação.

No Brasil é praticamente impossível ter um urso como animal de estimação, mas a vontade que muitas pessoas têm de possuir um é muito grande. Nós ainda temos a visão de bichinhos fofinhos de pelúcia, mas não é bem assim. Já foram registrados animais pesando cerca de uma tonelada.

"As capivaras não constam na lista de animais considerados domésticos pelo Ibama, ou seja, é ilegal criar e manter um animal silvestre fora do habitat natural."

Nem pense em ter uma onça como animal de estimação. É uma má ideia para todos os envolvidos.

Os pandas-gigantes, um dos bichos mais amados da internet, já foram confundidos com guaxinins.

bambu

Nativos da China, os pandas gigantes chegam a pesar até 160 quilos, se alimentando basicamente de bambu. Para suprir suas necessidade nutricionais, eles passam boa parte do dia mastigando a planta fibrosa — estima-se que esses animais comam até 40 quilos de bambu em 24 horas.

A preguiça, mesmo em excesso, não pode ser caracterizada como um dos sintomas da depressão. Ela se manifesta de várias maneiras, como uma aversão ao trabalho, ócio, estado de prostração e moleza, falta de pressa ou de empenho.

Depressão não é preguiça! De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo. Mas vale apontar que apenas 50% desses pacientes, em média, recebem o tratamento adequado.

Para o santo-filósofo, a preguiça (ou acídia) “era um tédio ou tristeza em relação aos bens interiores e aos bens do espírito”, o que afastava o ser humano de Deus, por não “conhecer e dominar suas paixões, extirpar de si os vícios (...)