É perigoso usar transformador?

Perguntado por: uevangelista . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

É perigoso usar transformador? O equipamento requer atenção especial, pois utiliza óleo que fica em contato com componentes de alta tensão. Infelizmente, as explosões de transformadores e incêndios ainda acontecem, inclusive em fábricas.

De forma geral, a recomendação da maioria dos profissionais é evitar o uso de transformadores sempre que possível. O jeito então é tentar trocar o aparelho por um modelo com a corrente certa ou encontrar outras soluções para utilizar seu ar condicionado 220V.

O transformador de energia pode ser usado em praticamente qualquer aparelho, de secador de cabelo a ar-condicionado, sendo item indispensável para quem viaja ou está de mudança para uma cidade com a voltagem diferente e quer aproveitar algum aparelho.

Cada transformador possui uma bobina de cobre imersa em um óleo, que é utilizada para fazer o chamado rebaixamento da tensão, ou seja, transformar os cerca de 13 mil volts que chegam pela rede em 110 ou 220 volts que são comumente usados nas residências. É justamente essa bobina o alvo dos furtadores.

Não é aconselhável deitar o Transformador, seja ele de qual modelo ou potência for, devido ao aquecimento causado pelo mesmo durante seu funcionamento, pois isso pode acarretar em acidentes. O ideal é posicioná-lo em pé, e em local fresco e arejado, longe de materiais inflamáveis, fora do alcance de crianças.

A principal vantagem deste tipo de projeto de transformador é ser mais barato para a mesma classificação de VA. Em contrapartida, a maior desvantagem de um autotransformador é não ter isolamento entre os enrolamentos primário e secundário.

Em resumo, a resposta da questão “Quanto tempo um gerador de energia pode ficar ligado?” É que o gerador pode se manter funcionando o tanto de tempo que durar o combustível e desde que sejam respeitadas as orientações de segurança e inspeção (o que na grande maioria dos manuais não passa de 12 horas).

Em alguns casos o secundário do transformador pode absorver muita energia e causar um curto-circuito. Se tiver um transformador com derivações e receber a mensagem "OL" do secundário, provavelmente o secundário está com curto-circuito.

Isso é normal? O aquecimento de transformadores de potência, principalmente em fontes de alimentação é normal. Parte da energia envolvida no processo de transferência se perde na forma de calor devido a diversos fatores como as correntes de turbulência (Eddy) que ocorrem nas chapas do núcleo.

Aplicado geralmente para Ar Condicionado 12.000 e 16.000 BTU´s, Secador de Cabelo Grande, Boiler 100L, Secador de Roupa Grande, Torneira Elétrica e Churrasqueira Elétrica.

O mesmo modelo em 110V consome 22,8 kWh. Por outro lado, na voltagem 220v é de 17,1 kWh. Vale lembrar que o transformador consome energia, que é entre 10% e 20% do consumo do aparelho conectado.

Geladeira, fogão (caso não permita troca de tensão), ferro de passar e qualquer outro pode- se usar um transformador como citado.

pode-se ligar quantos equipamentos for necessário, mas a soma das potências dos equipamentos não devem ultrapassar o limite do transformador.

Os transformadores são usados para abaixar ou aumentar as tensões e correntes elétricas em circuitos de consumo ou transmissão de energia elétrica.

O primeiro pico de pressão dinâmica é refletido nas paredes do transformador e cria múltiplos picos de pressão secundária, e ondas complexas que criam a pressão estática do tanque que faz com que o transformador exploda e incendeie.

O monitoramento em tempo real, usando tecnologias como sensores de presença, sensores de desligamento indevido, comunicação a longas distâncias, localizadores geográficos, entre outros, auxilia na prevenção do roubo ou no rastreamento do transformador.