Quando estoura um transformador?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Um transformador estourar é muito raro. “Dentro do aparelho tem óleo e se houver o estouro o que acontece é que partes dele e até o óleo em alta temperatura pode atingir alguém, mas isso é difícil de ocorrer, o que é mais comum é o rompimento dos cabos ligados a ele e estes caírem ao solo energizados.

O tempo médio para a troca do transformador é de aproximadamente 6 horas, ainda segundo a Rede Cemat. Para a companhia de energia, esse tipo de problema é considerado atípico.

O prazo estimado informado nesses casos é de até 15 dias para o restabelecimento das instalações. Mas caso a residência também tenha ficado sem energia elétrica, a solicitação e o questionamento de prazos devem ser com a Eletropaulo (0800 72 72 196).

O principal risco reside no fato de que os óleos de transformador possam contaminar acidentalmente (vazamento) as águas de drenagem, e causar a poluição dos solos por hidrocarbonetos, gerando um perigo significativo para o ecossistema.

Em alguns casos o secundário do transformador pode absorver muita energia e causar um curto-circuito. Se tiver um transformador com derivações e receber a mensagem "OL" do secundário, provavelmente o secundário está com curto-circuito.

Um dos métodos para combater o incêndio nos transformadores é resfriar o equipamento com o uso de água nebulizada através de spray ou linhas manuais com hidrantes. Lembrando que para o método com hidrantes, a subestação precisa ser desenergizada.

O preço dos nossos transformadores, varia entre R$ 78,00 e R$ 782,00 possuindo assim opções para os mais diversos bolsos e projetos.

Resumindo, o melhor é não usar.
Isso causa quedas de tensão e pode sobreaquecer e queimar componentes do equipamento de climatização. Como o transformador tem uma vida útil bem menor, seu desgaste pode afetar o ar-condicionado da mesma forma. Lembrando também que o consumo de energia será bem maior.

Isso é normal? O aquecimento de transformadores de potência, principalmente em fontes de alimentação é normal. Parte da energia envolvida no processo de transferência se perde na forma de calor devido a diversos fatores como as correntes de turbulência (Eddy) que ocorrem nas chapas do núcleo.

Basta ligar no call center (0800 033 1825) ou enviar uma mensagem no Whatsapp (31) 99222-0496. Ao enviar sua mensagem, não se esqueça de informar seu nome, a cidade, a rua e o número da residência ou comércio mais próximos ao poste que apresenta problemas. Seja o primeiro a curtir esta notícia.

Fica à cargo das distribuidoras o fornecimento de energia elétrica para o pleno funcionamento do parque de iluminação pública.

Basicamente, a proteção de transformadores é dotada de proteção de sobrecorrente de fase e de neutro instantânea e temporizada, proteção diferencial e proteções internas de temperatura, gás e pressão.

750VA - Suporta até 525W. 1.010VA - Suporta até 707W. 1.500VA - Suporta até 1.050W. 2.000VA - Suporta até 1.400W.

Não é aconselhável deitar o Transformador, seja ele de qual modelo ou potência for, devido ao aquecimento causado pelo mesmo durante seu funcionamento, pois isso pode acarretar em acidentes. O ideal é posicioná-lo em pé, e em local fresco e arejado, longe de materiais inflamáveis, fora do alcance de crianças.