É permitido cigarro na cadeia?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Não há nenhuma proibição dos reclusos no que tange ao comprar, trocar ou fumar cigarros dentro do sistema prisional.

Com as alterações trazidas pelo artigo 49 da Lei nº 12.546/2011 e pelo Decreto nº 8.262/2014, que a regulamenta, desde 3 de dezembro de 2014 está proibido fumar cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos derivados do tabaco em locais de uso coletivo, públicos ou privados, de todo o país.

Lei nº 7.488 (11 de junho de 1986)
Cria o Dia Nacional de Combate ao Fumo e determina a realização de comemorações no dia 29 de agosto em todo o território nacional.

Sandália, sapato ou tênis com solado plataforma, salto alto ou com solado que possa ser fonte de introdução de objetos proibidos. Roupas de cor preta ou camuflada. Roupas de cor laranja. Roupas com capuz.

Aplica-se a multa de R$ 2,00 (dois reais) por maço de cigarro, unidade de charuto ou de cigarrilha, importado irregularmente (contrabando).

Para cigarro comum, temos careta, crivo, botinha, giz e caiçara.

O “jumbo” são os itens que os presos podem receber de seus familiares, como por exemplo alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas e cigarros.

Celular na prisão custa até R$ 25 mil.

A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa: RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009.

A lei restringe, mas não proíbe o ato de fumar. O cigarro continua autorizado dentro das residências, das vias públicas e em áreas ao ar livre. Estádios de futebol também estão liberados, assim como quartos de hotéis e pousadas, desde que estejam ocupados por hóspedes.

Segundo a Anvisa, a proibição contempla os cigarros eletrônicos pelos seguintes motivos: em razão de sua função, conteúdo e emissões, são considerados produtos fumígenos, que podem ser derivados ou não do tabaco; pela lei, o uso de qualquer produto fumígeno é proibido em ambientes fechados; e.

Fumar é permitido desde que a área seja aberta e haja algum tipo de barreira, como janelas fechadas ou parede, que impeça a fumaça de entrar no estabelecimento.

Posso transportar cigarros e isqueiro? É totalmente proibido fumar no avião e, no aeroporto, apenas pode fumar nas áreas assinaladas para o efeito. Contudo, o tabaco pode ser transportado na bagagem de mão. No controlo de segurança, isqueiro ou cigarro eletrónico deverão ser incluídos na bagagem de mão.

Você deve inalar de forma lenta, de dois a três segundos, em vez de inalar profundamente. Mantenha o vapor em sua boca, em vez de inalar para seus pulmões. O vapor deve ficar na sua boca e ser absorvido através das membranas mucosas. Não é necessário inalar para seus pulmões; na verdade, não é recomendado.

No Código Penal, o crime de utilizar ou manter aparelhos de comunicação quando cumprir pena em regime fechado sujeitará o preso a pena de detenção de 2 a 4 anos.

Em regra, no regime fechado (o que acontece também para quem está preso preventivamente), são em média 22h de cela, ou seja, a pessoa tem apenas 2h fora da cela, fazendo com que fique na ociosidade por quase todo o dia.