É possível amar alguém por toda a vida?

Perguntado por: pflores . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Sim. Algumas pessoas buscam um sentido na vida. Existem relacionamentos apenas carnais, outros interpessoais e espirituais, sendo feliz e realizado numa dessas condições, mesmo que o amor vire uma rotina, vai continuar amor e isso é o que importa. Acredito que se pode amar alguém por uma vida inteira.

García Huete indica que “se é apenas amor apaixonado, a duração não é superior a 3-4 anos “Do lado oposto, onde não só a atração sexual é o pilar básico do relacionamento, mas também o amor pela coexistência e o amor responsável, “o relacionamento pode ser estendido indefinidamente”.

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape. Além disso, esses amores são discutidos na filosofia no questionamento da “natureza do amor”.

O amor sempre terá um limite: a dignidade. Porque o respeito que cada um de nós temos por nós mesmos tem um preço muito alto e jamais irá aceitar cortes para saciar um amor que não é suficiente, que machuca e nos deixa vulneráveis. Dizia Pablo Neruda que o amor é curto e o esquecimento é muito longo.

Segundo o texto, o amor da sua vida, será sempre seu ponto fraco porém as coisas não darão certo para vocês ficarem juntos; e o amor para sua vida é aquele em que tudo daria certo. Nesse sentido o amor romântico, de certa forma, adoece e paralisa às pessoas.

O homem que te ama quer saber o que você pensa, de que forma você vê o mundo, quais são os seus objetivos de vida e entender as suas razões. Ele vai valorizar a sua opinião sempre, por mais que discorde de você. Ele vai respeitar as suas opiniões e não vai querer mudá-las.

Claro que sim. Primeiro, devemos entender que deixar o outro ir e viver o "luto" do término significa destruir uma pseudo personalidade criada, mas que só existe dentro dessa relação com esse parceiro.

Porque há lembranças inoxidáveis, histórias e vivências que foram escritas por meio da paixão e daquela magia que deixa marcas indeléveis na memória. Desse modo, independentemente de querermos ou não, é impossível apagar os amores do passado porque eles também nos ajudaram a ser quem somos agora.

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

Para fazer o amor durar, é importante conversar sobre a relação de tempos em tempos. Tenha um bate-papo sincero sobre o que está indo bem e o que não está funcionando no relacionamento de vocês, e procurem soluções juntos. Um relacionamento romântico requer manutenção regular.

Fase 3 - Desilusão
Aqui pequenas coisas no convívio começam a perturbar a estabilidade do casal que pode se perguntar se é era hora de procurar outro par. É o início do choque de realidade da relação, deixando para trás ilusões anteriores.

O amor envolve viver o agora, entender e absorver o que passou e ter planos ao futuro. Em relação ao gostar é aproveitar o presente sem se preocupar com o futuro e esquecer do passado quase sempre.

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

O Taj Mahal é considerado a maior prova de amor do mundo! Situado em Agra, na Índia, o monumento foi classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1993, e foi recentemente anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2007.