É possível aprender a cantar do zero?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

No entanto, não basta apenas aplicar as técnicas de respiração, conhecer sua voz e ter uma boa pronúncia das sílabas. Todo cantor precisa cuidar do seu aparelho vocal, pois este é o instrumento de sua arte.

Sim, todo mundo pode aprender a cantar! Não existe essa de voz feia, voz bonita, talento nato, timidez demasiada, ou de ter que ser filho de cantor. A principal razão que transforma qualquer pessoa em um cantor ou cantora é a vontade genuína de aprender a cantar aliada ao tempo de estudo.

Para aprender a cantar sozinho, o primeiro passo é ouvir sua voz e acreditar em suas habilidades. Nenhum cantor (como ser um bom?) famoso nasceu sabendo, todos treinaram muito e passaram por um período de ouvir muito mais do que cantar propriamente. Por isso, o trabalho e perseverança precisam ser parte do treinamento.

Não use a garganta para cantar.
Apesar de estarmos focando esse texto em cordas vocais saudáveis, elas são apenas uma parte de um sistema complexo que produz sua voz. Para cantar bem e manter sua saúde vocal, você precisa entender seu corpo e saber de onde ela vem.

3 fundamentos básicos para cantar

  • Fluxo respiratório: Quando nós cantamos, estamos soprando o ar, que vem dos nossos pulmões até chegar nas nossas pregas vocais, fazendo com que elas vibrem. ...
  • Colocação de voz: A colocação de voz também é conhecida como encaixe ou impostação vocal. ...
  • Postura ao cantar:

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

Sim! A afinação vocal pode ser treinada e estimulada. Cada pessoa nasce com uma certa propensão (talento) para o canto, então é natural que alguns sejam mais afinados do que outros. Mas tudo pode ser treinado e desenvolvido, mesmo que hoje você desafine bastante.

Dicas práticas para aprender a cantar

  1. Ouça mais e com uma atenção maior. Sempre que você estiver ouvindo alguma música treine seu ouvido para conseguir diferenciar e emitir cada uma das notas musicais. ...
  2. Saiba usar a respiração. ...
  3. Identifique o seu timbre. ...
  4. Saiba manter o ritmo. ...
  5. Faça aquecimentos constantemente.

Não fumar, não beber, não usar drogas, evitar falar ou cantar quando estiver resfriado, evitar gelado, fazer exercícios físicos bem como os de articulação específicos para voz (pois as cordas vocais são músculos a serem trabalhados), não cochichar, não comer chocolate e derivados de leite antes de cantar (engrossam a ...

A genética ajuda nessa história, pois alguns já nascem com a capacidade de percepção sonora e a elasticidade das cordas vocais mais desenvolvidas.

Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:

  1. Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”.
  2. Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações.
  3. Beba água em temperatura ambiente, pois o movimento de engolir relaxa a laringe.
  4. Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos, evitando falar.

Tecnicamente falando, canta melhor quem possui domínio da voz e canta sem esforço, dominando toda a técnica vocal como, por exemplo, ter controle de suporte, de tons diretos, e com vibratos, trinados e cores vocais, dicção eficiente etc…

A voz pode tremer em situações de fortes emoções, timidez ou medo, mas se você perceber que sua voz está instável mesmo quando não está nervoso, procure um especialista pois alguns problemas neurológicos podem começar com voz trêmula.

Bem Estar - Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz.

Observe se sua voz consegue corresponder bem ao tom da faixa de fundo. Depois de ouvir pela primeira vez, toque a gravação novamente e preste atenção no seu controle vocal. Ouça para ver se você ficou na nota certa, o que significa que sua voz deve corresponder ao tom da música de fundo.

Técnicas vocais: dicas para fazer sua voz vibrar
Relaxe os músculos completamente (especialmente através da laringe). Mantenha-se ereto (posição dominante para seu controle vocal). Preste atenção na sua respiração. Lembre que ela é essencial para dominar o vibrato e a arte de cantar como um todo.

A espinha precisa estar alinhada, respeitando as três curvaturas anatômicas: cervical, torácica (meio das costas) e lombar. Ao sentar, as costas devem estar eretas, os ombros para trás e os glúteos encostados na parte posterior da cadeira.