É possível aprender um idioma sozinho?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4 / 5 4 votos

Saiba que é perfeitamente possível aprender outro idioma sozinho. O segredo é se dedicar e introduzir o aprendizado no seu dia a dia. Dessa forma você vai aprendendo um pouco a cada dia. E quando se der conta, já vai estar sabendo bastante coisas.

Existem diversos aplicativos de conversação que conectam pessoas do mundo todo com o único objetivo de aprimorar o domínio de um idioma com auxílio de nativos. Além de facilitar a aprendizagem, criam-se trocas culturais muito ricas. Para conversar não basta falar, tem que saber ouvir.

Neurologistas e linguistas afirmam que o cérebro responde de forma semelhante a um músculo, aumentando de tamanho, após ser estimulado regularmente. Também é cada dia mais claro que o aprendizado de línguas é uma das formas mais bem-sucedidas de treinamento do cérebro.

Infelizmente, isso ainda não demonstra que seja possível aprender alguma coisa do nada durante o sono. Inclusive, para a memorização efetiva durante a noite é preciso que tenhamos tido um contato prévio enquanto acordados com o conteúdo que desejamos aprender.

Francês – a mais bonita língua na conversação
Se existe uma língua que todo o mundo reconhece como bonita é o Francês. De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

Confira abaixo as línguas menos faladas do mundo:
Ter Sami (falantes – 2 pessoas) – É isso mesmo: quando estas duas pessoas falecerem este dialecto estará oficialmente morto. É falado na parte nordeste da península Kola, na Rússia.

Galego. Quando se pergunta qual é a língua mais próxima do português, a resposta precisa ser essa: o galego! Esse idioma, na verdade, remete às origens diretas do português. A língua é falada na Galícia, ou Galiza, região da Espanha que faz divisa com o norte de Portugal.

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.

Segundo o Guinness, é o militar aposentado norte-americano Gregg M. Cox, capaz de ler e escrever em 64 línguas (14 delas com fluência) e 11 dialetos.

Qual é o idioma com mais vocábulos? Tudo leva a crer que seja a língua inglesa, com um número total de palavras estimado entre 500 mil e 1,2 milhão.

Criando o vocabulário. Identifique as palavras simples que podem ser usadas para formar frases básicas. Atribua sons a pronomes como "Eu", "meu", "ele/ela", "dele/dela", "eles" e "nós". Depois, decida como você vai pronunciar verbos como "ser", "ter", "gostar", "ir" e "fazer".

A pessoa é considerada um poliglota quando fala 4 línguas ou mais, incluindo o idioma nativo. Quando fala mais de 6 línguas, ela é uma superpoliglota. Aprender inglês ou japonês é no Kumon.

Uma pesquisa feita com 172 hiper poliglotas constatou que o cérebro consegue manter, em média, entre 5 a 9 línguas ativas na área da memória. As outras informações ficam guardadas em outras áreas, como se fossem arquivos de computador.

Uma recente série de pesquisas científicas indica que há uma diferença entre pensar e decidir algo no idioma nativo e em outra língua.

É possível aprender 2, 3, 4 idiomas ao mesmo tempo se desenvolvermos essa habilidade, tivermos disciplina e formas corretas para estudar. O maior segredo é, primeiramente, aprender como o cérebro funciona, respeitar o seu tempo (cada um tem seu tempo, e esse irá determinar a qualidade do seu aprendizado).

A habilidade de se concentrar é sujeita a certos ritmos diários. Vários estudos mostram que a maioria das pessoas, quando propriamente acordadas, estão no seu melhor momento do dia, entre às 9 e 11 da manhã.

Estudar dois ou mais idiomas ao mesmo tempo exercita as funções cerebrais, ativa a memória, desenvolve a habilidade de organização e de realizar várias tarefas. Também estimula o interesse pelo aprendizado, aperfeiçoando inclusive o conhecimento sobre a língua materna.

A gramática da língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis que existem, por ser repleta de regras e, também, exceções a essas regras. Isso torna a língua muito rebuscada e trabalhosa de se aprender em sua totalidade.

Não, o sotaque Brasileiro é muito bonito, os Portugueses sentem-se atraídos pelo sotaque Brasileiro, eu pessoalmente acho muito bonito, por vezes algumas pessoas do Brasil acham o sotaque de Portugal muito bruto, mas acalmem-se o jeito Português é mesmo assim, não é por termos essa maneira de falar que somos brutos ou ...

Não existe português mais bonito e mais correto. A língua apresenta variações geográficas. Vocabulário, ritmo e pronúncia também são influenciados pela diversidade de povos que formaram cada sociedade.

De acordo com o britânico, uma pessoa consegue falar de 50 a 100 línguas, mas o mais comum é que sejam aprendidas, no máximo, seis.