Por que o idioma é tão importante?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
3.9 / 5 9 votos

Além de conseguir integrar-se a outras culturas e países, saber uma língua diferente oferece a possibilidade de acessar conhecimentos acadêmicos, como materiais e textos em idiomas estrangeiros. Ou até mesmo, a possibilidade de assistir a uma palestra ou fazer um curso online em uma universidade renomada.

Ao aprender outro idioma, além de melhorar a sua capacidade cognitiva, você também previne doenças. Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, mostra que quem fala mais de uma língua tem mais facilidade em conciliar várias tarefas ao mesmo tempo.

Conhecer um segundo idioma permite ao profissional abrir novas oportunidades e ter grandes experiências internacionais, agregando valor não somente ao seu currículo, mas à sua vida no geral.

Não é à toa que uma pesquisa salarial feita pela Catho evidenciou que um trabalhador com inglês fluente pode receber entre 47% e 52% a mais do que quem não sabe uma segunda língua. Portanto, se você deseja ganhar mais em um emprego, investir no conhecimento de um novo idioma pode ser uma boa estratégia.

O idioma é outro aspecto muito importante para diferenciar as sociedades humanas, pois está relacionado à identidade Page 2 de certo grupo, além de poder contribuir para a expansão cultural de determinado país. Existe uma grande diversidade étnica e cultural no mundo.

Melhora a memória
Um dos maiores benefícios para o cérebro em aprender um idioma é que a memorização da gramática e do vocabulário, bem como o aprendizado de novas regras possuem efeitos positivos na retenção cognitiva diária. Assim como exercitar o corpo, treinar o cérebro oferece benefícios consideráveis à saúde.

Pesquisa da Universidade de Hong Kong
Psicólogos da Universidade de Hong Kong notaram que alguns estudantes chineses, fluentes na língua inglesa, se tornavam mais extrovertidos, assertivos e abertos a novas experiências quando usavam o inglês como idioma principal.

Melhores línguas para aprender em 2021

  1. Espanhol. O espanhol quase sempre ocupa uma posição de destaque nesse tipo de lista, e por boas razões. ...
  2. Mandarim. ...
  3. Francês. ...
  4. Russo. ...
  5. Alemão. ...
  6. Japonês. ...
  7. Árabe. ...
  8. Inglês.

Estudar uma língua estrangeira contribui de forma positiva para o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional. No campo profissional, dominar uma língua estrangeira, como o inglês, não é considerada somente um diferencial, mas também uma habilidade importante para os candidatos que querem as melhores vagas.

Além de ajudar você a se expressar melhor escrevendo, estudar nossa língua é uma forma de estimular seu gosto pela leitura. Afinal, se for mais fácil interpretar o que você lê, você se sentirá incentivado a ler cada vez mais. Isso, por sua vez, levará você a adquirir mais cultura, além de ser um excelente passatempo.

Já o Brasil fala português porque nosso território foi colonizado pelos portugueses a partir de 1500. Então, nossa língua oficial é o português!

Esse idioma não é mais um diferencial, mas sim um requisito, principalmente empresas grandes e multinacionais. A importância do inglês para o futuro é que ele abre muitas portas e te coloca à frente de outros candidatos. Além disso, o mercado está cada vez mais exigente para acompanhar o ritmo dos negócios mundiais.

O Inglês abre assim as portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural. Há estimativas de que 85% das publicações científicas do mundo, 75% de toda a comunicação internacional por escrito, 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo e 90% do conteúdo da Internet são em Inglês.

Inglês. A língua internacional. A primeira da lista porque é o idioma mais falado no mundo todo. Tudo começou na Inglaterra, foi pelo seu poder econômico, militar e industrial, que o império britânico contribuiu fortemente para a predominância do inglês.

Inglês. Inglês é o idioma mais difundido internacionalmente e o mais importante para os brasileiros. Pela importância histórica e econômica dos países de língua inglesa, o inglês é o idioma internacionalmente utilizado no mundo dos negócios e em organizações internacionais.

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.