É possível conciliar produtividade com momentos de descontração no ambiente de trabalho?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Outra maneira de propagar o bem-estar dentro da sua empresa e consequentemente o aumento da produtividade, é investindo em momentos de lazer em conjunto. Lazer e descontração no ambiente de trabalho criam um clima leve, alegre, relaxado e com muita produtividade.

Ambiente de trabalho desconfortável prejudica a produtividade. A falta de conforto nas instalações físicas do escritório afetam o ânimo e, consequentemente, derrubam a produtividade. Como já foi mencionado, o problema de excesso de ruído precisa ser combatido. A temperatura também influencia, e muito, na produtividade.

As distrações no local de trabalho são um problema cada vez mais comum e podem afetar a produtividade e a eficiência dos funcionários. Essas distrações podem vir de várias fontes, incluindo conversas com colegas, uso excessivo de dispositivos móveis, redes sociais, notificações de e-mail e até mesmo barulhos externos.

Que se comporta ou se expressa de maneira espontânea; que não sente vergonha; sem timidez: festa com pessoas descontraídas. Ausência de rigidez muscular; que está relaxado.

7 estratégias para desenvolver o trabalho em equipe

  1. Estabeleça o papel de cada membro. ...
  2. Confie em sua equipe. ...
  3. Desenvolva a cultura de feedbacks construtivos. ...
  4. Resolva os problemas na hora. ...
  5. Seja um exemplo. ...
  6. Respeite a individualidade. ...
  7. Aposte na gamificação para engajar e motivar.

6 estratégias essenciais para aumentar a produtividade na empresa

  1. Invista na capacitação do time. ...
  2. Melhore o clima e ambiente organizacional. ...
  3. Invista nas melhores práticas de gestão de pessoas. ...
  4. Revise e automatize os processos. ...
  5. Deixe as expectativas claras. ...
  6. Fortaleça o planejamento estratégico e a cultura.

Continue a leitura!

  1. Comunicação fluida. Uma das maiores e principais características é a fluidez da comunicação. ...
  2. Respeito à diversidade. Sem seus profissionais, uma empresa seria apenas uma entidade abstrata. ...
  3. Adequado clima organizacional. ...
  4. Liderança exemplar. ...
  5. Equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Como lidar com problemas no trabalho

  1. Não finja que eles não existem. De nada vale fingir que um problema não existe. ...
  2. Peça ajuda, se necessário. ...
  3. Trabalhe sua inteligência emocional. ...
  4. Aprimore suas habilidades. ...
  5. Priorize o trabalho em equipe. ...
  6. Conserve o bom humor.

5 fatores que aumentam a produtividade no trabalho

  1. Ter uma boa gestão do tempo. ...
  2. Utilizar recursos de automação. ...
  3. Usar aplicativos e extensões. ...
  4. Manter um ambiente de trabalho agradável. ...
  5. Conhecer e aplicar novos recursos tecnológicos.

Um bom ambiente de trabalho gera melhores resultados
Afinal, ele se sente acolhido e quer mostrar resultados. Assim, investir na qualidade de vida e no bem-estar do funcionário é uma prática essencial para qualquer empresa que queira se manter ativa no mercado e reter talentos.

Veja 6 dicas para você evitar distrações:

  1. #1. Mude sua forma de ser, elimine a desordem. ...
  2. #2. Defina de forma clara seus objetivos. ...
  3. #3. Monte um plano de ação com tempo e faça uma coisa de cada vez. ...
  4. #4. Faça pequenas pausas. ...
  5. #5. Evite procrastinar. ...
  6. #6. Limite o consumo de café

1.RUÍDO NA COMUNICAÇÃO
Além de ser o mais frequente, é também o empecilho mais amplo de todos, pois pode ser provocado por diversos fatores.

Controle e organize o fluxo de trabalho. Pronto, com todas as metas e objetivos estabelecidos, os planos de ação em mãos, esse é o momento de ter controle e manter a organização do fluxo de trabalho. Esse fator trará à empresa mais produtividade em todos os processos.

Promover um ambiente de respeito, confiança e colaboração é essencial para fortalecer os laços entre os membros da equipe. Isso significa criar um clima em que todos os funcionários se sintam valorizados e respeitados, independentemente do cargo ou função que desempenham.

Tubino (1984) afirma que a descontração está dividida em dois tipos: Descontração Total e Descontração Diferencial.

Às vezes, pausas curtas de descontração e distração são suficientes para reativar a criatividade e melhorar o desempenho.

Descontraindo vem do verbo descontrair. O mesmo que: desoprimindo, desembaraçando, relaxando, desfranzindo.

Ao comunicar-se com clareza, o gestor consegue estimular a produtividade do time, inspirar o grupo e, ainda, promover um bom relacionamento entre todos os membros. Um líder deve ser um bom ouvinte e saber se posicionar: sua equipe também tem direito – e vontade – de falar.

Em um ambiente de trabalho é necessário também ir além da segurança, por exemplo, o aspecto organizacional é de extrema importância, as relações entre os trabalhadores deve ser harmoniosa, o ambiente deve estar livre de pressões desnecessárias, horários podem ser flexíveis, etc., tudo que contribua ao bem-estar e ...