O que é necessário para o solo ter uma grande produtividade?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Portanto, o solo para ter qualidade deve ser capaz de fornecer condições adequadas para o crescimento e desenvolvimento das plantas, fracionar e regular os fluxos da água, promover a ciclagem de elementos importantes como Carbono (C), Nitrogênio (N), Fósforo (P), e Potássio (K), entre outros; e de uma abordagem ampla, ...

A adubação adequada resultará em lavouras sem desperdícios, com melhor performance de produção e plantas mais fortes e resistentes.

  1. Primeiro passo: o preparo do solo.
  2. Após a análise, a adubação.
  3. ATUA Agro: tecnologia e soluções para manejo de adubo.

O processo de formação dos solos é chamado de pedogênese e ocorre principalmente em razão da ação do intemperismo, responsável pelo desgaste de uma rocha original (rocha mãe) e sua gradativa transformação em sedimentos, que dão origem ao material que compõe os solos.

De modo geral, há duas possiblidades para transformar o solo e deixá-lo fértil: artificialmente ou organicamente. De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos.

1 – ANÁLISE DE SOLO
Muitas vezes, esses solos já se encontram em estágio avançado de degradação, pelo intenso revolvimento e consequente perda de matéria orgânica. Nesse caso, é preciso justamente acumular matéria orgânica para manter o solo produtivo e sustentável, onde os nutrientes e água ficarão estocados.

Um solo produtivo deve ter as características químicas necessárias para que os nutrientes fiquem disponíveis e sustentem o crescimento das plantas, ter equilíbrio nutricional e boa interação entre o solo e os nutrientes.

Além da adubação verde, outras técnicas de manejo e de conservação do solo recomendadas pela Embrapa para a região semiárida são adubação, calagem, cobertura do solo, rotação de culturas, cultivo em curvas de nível, plantio direto e terraceamento.

São fatores que contribuem para a formação do solo o material originário (rocha matriz ou rocha mãe), o clima, a atividade biológica, ligada aos organismos vivos presentes no lugar de origem do solo, o tempo, a hidrografia e a topografia da área.

Basicamente, existem três sistemas de preparo do solo para o feijoeiro: Sistema de Preparo Convencional (SPC), Sistema Cultivo Mínimo (SCM) e Sistema Plantio Direto (SPD). Em cada sistema, existem diversos métodos de preparos ou de sequências de operações que podem ser empregados.

O solo é formado a partir da interação entre o tempo, clima, relevo, água e seres vivos.

O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.

Os principais elementos que interagem entre si na formação do solo são o tempo, clima, relevo, água e seres vivos. O ser humano, todavia, não tem nenhuma influência nesse processo.

O que torna um solo fértil?

  • Nutrientes nas quantidades corretas. O solo deve ter nutrientes em níveis adequados para a planta se desenvolver de forma saudável. ...
  • Reduzir a erosão do solo. A erosão do solo é um problema comum na agricultura, que impede a fertilidade. ...
  • Nível adequado de pH. ...
  • Calagem. ...
  • Planejamento agrícola. ...
  • Água.

Para a fertilidade do solo os nutrientes são classificados como: a) Macronutrientes primários: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). b) Macronutrientes secundários: cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e enxofre (S).