É possível dar negativo no teste de farmácia?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

O teste de farmácia pode dar falso negativo, sim. Se a gestação tiver muito recente e ainda tiver poucos hormônios HCG produzido o teste pode não detectar a presença suficiente e sair um resultado negativo. Por isso, aconselha-se realizar esse teste na primeira urina da manhã, porque a urina está mais concentrada.

Quando o ciclo menstrual da mulher é irregular, também existem grandes chances de o teste de gravidez dar negativo. Isso acontece porque o teste provavelmente foi feito antes do atraso menstrual e a mulher está apenas com um período mais atraso que o normal.

O atraso menstrual com mais de 20 dias, é o primeiro sinal de gravidez, principalmente se houve relação desprotegida no último mês, mas se tem resultados de testes negativos, a chance de estar grávida é bem pequena. Após 15 dias de atraso menstrual, os testes tanto de farmácia quanto de sangue, são muito confiáveis.

O atraso menstrual pode ter várias causas, inclusive a mais comum que é a gravidez, mas como seu exame de BHCG é negativo sugiro que além de repetir o exames, nesses casos é sempre interessante mais de um exame, procure um ginecologista para ampliar a pesquisa do seu atraso menstrual.

Pode ser gravidez, pode ser alguma doença ou mesmo apenas uma desordem hormonal, o ideal é passar em uma consulta de avaliação com um médico de família ou ginecologista. É importante avaliar detalhadamente a causa da ausência de menstruação (amenorreia) e, se necessário, realizar exames para descobrir a causa.

Entre os motivos que levam ao atraso menstrual em mulheres não grávidas estão os problemas na tireoide e a produção aumentada de um hormônio chamado prolactina. Além disso, dietas muito restritivas e a prática intensa de atividade física também podem levar à esse problema.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Apenas cinco dias de atraso é normal, pois cada mulher tem um tamanho de ciclo menstrual(período que vai do primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação), sabemos que o ciclo menstrual normal é de 21 a 35 dias, sendo os mais comuns(frequentes) Os de 28, 29 e 30 dias.

Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação. Sentir o bebê mexendo pode ajudar a identificar se você está grávida.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

O teste de gravidez de farmácia é menos sensível do que o de sangue. Portanto, para que produza um resultado confiável, o indicado é realizá-lo com a primeira urina da manhã, já que esta possui maior concentração do hormônio HCG (caso este esteja presente no organismo).

Sim, existem doenças com sintomas parecidos com gravidez, como câncer de ovário e mioma. Eles podem distender o abdômen, causar inchaço e aumentar a frequência urinária, podendo ser confundidos com uma gestação. Porém, nenhuma dessas doenças provoca atraso menstrual, que é o principal sintoma de gravidez.

Você pode estar sentindo dor na bexiga, no intestino, em outros lugares que não são o útero, mas estão muito próximos. Esse pode ser um dos motivos de você estar com dor e não menstruar. Não é exatamente uma cólica, mas é outro tipo de desconforto e ele precisa ser investigado.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.