É possível definir o corpo com dança?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

A dança é um exercício aeróbico vigoroso o suficiente para fazer você queimar calorias e emagrecer, se esse for o seu objetivo.

Dançar contribui para o fortalecimento dos músculos das pernas e do bumbum. Os quadris, parte inferior do abdômen e costas também são trabalhados. Algumas modalidades podem exigir mais de braços e ombros.

Quem dança tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo, o que é fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social. Compartilhe esse conteúdo: A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal.

A dança é considerada uma atividade aeróbica, fazendo com que o corpo não fique parado, o que dificulta o acúmulo de gordura e proporciona a queima de calorias. É óbvio que os resultados vão depender de alguns fatores, como a intensidade do treino e o tempo investido na aula.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

Destacamos que a dança de massa é definida como as danças que incluem ritmos variados, mas que são amplamente divulgadas na mídia e atualmente, na internet, por meio das redes socias, YouTube e aplicativos, como por exemplo, o TikTok.

A zumba é o melhor treino para queimar calorias e tonificar os braços. A dança, inspirada nas coreografias latinas, combina alta energia coreográfica com sequências repetidas, ideal para dar forma aos músculos das pernas e glúteos. Muitas academias e estúdios de dança oferecem aulas de Zumba.

Basicamente, precisamos estar atentos a 3 fatores: ter uma boa alimentação, comendo a quantidade certa de proteínas, dormir pelo menos 8 horas por dia e estimular bem os grupos musculares”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Musculação e a perda de gordura
Uma estratégia bem elaborada leva em consideração não só o gasto enérgico proporcionado pela atividade física durante a sua realização, e sim durante as 24 horas do dia, e é aí que a musculação se mostra mais eficiente do que os exercícios aeróbicos na perda de gordura.

Dançar beneficia as dimensões física, emocional e cognitiva e permite a integração social, além de favorecer o funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório, esquelético e muscular. A dança favorece um estado mental que é compensador por si só.

Seja dança de salão, contemporânea, zumba, balé, dança de rua, sapateado, jazz ou dança do ventre, todos os estilos fazem um enorme bem à saúde. Para se ter uma ideia, uma hora de forró chega a queimar 300 calorias, e uma hora de zumba queima em torno de 400 calorias.

Saiba que a combinação equilibrada de fôlego (dança) mais força (musculação) podem trazer ótimo resultados, ou seja, se você tem aquele pensamento que o treino aeróbio pode prejudicar o aumento de massa magra está enganado.

Aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a saúde do sistema cardiovascular. Ajuda a combater a depressão. Eficaz para perder calorias e fortalecer os músculos. Evita o sedentarismo.

As evidências mais antigas de dança remontam a pinturas rupestres encontradas em cavernas na Índia e na África, datadas de cerca de 9.000 anos atrás. Essas pinturas retratam figuras humanas em poses dançantes, sugerindo que a dança já era uma forma de expressão artística e social na antiguidade.

Para quem quer aprender a nadar ou deseja ter uma vida mais ativa, a frequência de treinamento indicada é de duas vezes por semana. Já para quem quer emagrecer nadando, é preciso ter um pouco mais de dedicação. Fazer de três a quatro aulas por semana é o suficiente para que você comece a emagrecer.

Assim, em média, você pode queimar de 200 a 600 calorias em apenas uma hora dançando.

A dança estabelece limites usando movimentos, estruturando a personalidade e a socialização, pois leva o indivíduo a vivenciar e refletir sobre o meio em que vive e sua relação com o meio e a sociedade.

Ganha tempo de vida quando em uma aula de dança você consegue expor seus sentimentos, existe esse momento de imersão no movimento que isola a pessoa do resto do universo, afastam os problemas, as angústias, os medos e direciona o indivíduo a um repouso mental em busca de um equilíbrio, além dos ganhos fisiológicos do ...

Quando a pessoa se envolve com a dança, é quase imediata a elevação da autoestima e a sensação de bem-estar. Os movimentos da atividade são um importante aliado no combate à depressão. Isso porque, durante a dança, são liberados neurotransmissores ligados justamente à sensação de bem-estar, motivação e prazer.