É possível engravidar de um homem estéril?

Perguntado por: dcamacho . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Se o homem não produzir espermatozoides, a mulher pode engravidar por meio de uma doação de sêmen de um doador anônimo. Estéril significa, portanto, ser incapaz de gerar um filho.

Espermograma. No caso dos homens, o espermograma é o principal teste de fertilidade e busca avaliar a quantidade e características dos espermatozoides presentes no sêmen.

Os motivos que impedem a fertilidade são diversos: a má formação das células reprodutivas masculinas, a baixa concentração delas no espermograma ou problemas como a varicocele, que aumenta a temperatura dos testículos provocando a desnaturação dos espermatozoides.

A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.

Vida reprodutiva masculina
Porém, do mesmo jeito as mulheres, entre os 20 e os 40 anos, o homem tem uma facilidade maior de reprodução”, salienta o urologista Ulisses Albuquerque. Depois dos 45 anos, o homem já está com idade masculina avançada ou idade paterna avançada, que acaba dificultando a reprodução.

Quem sempre ejacula menos do que 2ml pode ter algum problema de infertilidade e deve procurar um especialista para investigar. Mas, na maioria dos casos, o volume da ejaculação não está ligado à fertilidade do homem.

Como engravidar mais rápido: 6 dicas comprovadas

  1. Ter relações no período fértil. Ter relações no período mais fértil, que são os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, facilita a gravidez. ...
  2. Manter uma alimentação saudável. ...
  3. Fazer exercícios físicos regularmente. ...
  4. Não fumar. ...
  5. Ter o peso adequado. ...
  6. Evitar bebidas alcoólicas.

Na verdade, homens e mulheres têm a mesma probabilidade de serem inférteis. “O homem é o responsável em cerca de 30% das vezes e, a mulher, em outros 30%. Em mais 30% das vezes, os dois parceiros possuem problemas que impedem a gravidez.

Um indivíduo, homem ou mulher, é considerado infértil quando apresenta alterações no sistema reprodutor que diminuem sua capacidade ou o impedem de ter filhos.

Quando o homem é estéril ele ejacula? Sim. A ejaculação é o resultado da secreção das vesículas seminais e próstata que produzem um meio (sêmen) que leva o espermatozoide do corpo do homem ao corpo da mulher. A produção do sêmen não tem relação com a produção de espermatozoides.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

De acordo com uma pesquisa feita na University Hospital Zurich (Suíça), fazer sexo antes das 7h30 oferece maiores chances de a gestação acontecer. Para chegar a essa conclusão, os especialistas analisam amostras de sêmen de 7.068 homens em tratamento de fertilidade, com idade entre 25 e 40 anos.

Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

Em 40% das vezes a causa é encontrada apenas nas mulheres: endometriose, problemas hormonais e de ovulação, alterações nas trompas (tubas uterinas) e idade são alguns exemplos. No restante dos casos, o problema está nos espermatozóides ou, até mesmo, é encontrado tanto no homem quanto na mulher.

O período vai de cerca de 5 dias antes da ovulação até um dia depois da ovulação da mulher. Entretanto a maior chance de gravidez é de cerca de um a dois dias antes da ovulação até o dia da ovulação. Para a mulher que deseja engravidar estes são os melhores dias para manter relação sexual.

Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar. Se ele dormir com uma parceira diferente por dia (ou por hora, vai que né…), cada ato pode acarretar uma gravidez. O número de filhos depende, portanto, do número de mulheres com as quais o homem vai se relacionar. E idade não é problema.

De acordo com a Dra. Fernanda, é um mito que se lavar depois da relação evita gravidez. “Não evita, pois os espermatozoides já se direcionam para o útero e tubas assim que ocorre a ejaculação. Além disso, a secreção que lubrifica o pênis durante o ato sexual também pode ter espermatozoides”, explica a uroginecologista.

Pode acontecer. Se a mulher estiver ovulando, ou seja, na fase fértil, ela pode engravidar na primeira experiência sexual, sim.

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

Não há provas de aumento das chances de gravidez se a mulher permanecer deitada após o ato sexual. O objetivo desse repouso seria permitir que a gravidade ajudasse os espermatozoides no caminho até as trompas de Falópio, onde devem se encontrar com o óvulo para que a concepção aconteça.