É possível engravidar com apenas um testículo?

Perguntado por: desteves2 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Sim. Homem com apenas um testículo pode ter filhos. A fertilidade do homem é vinculada às características do esperma como a quantidade de espermatozoides, a capacidade de se mover e sua morfologia. Essas características são vinculadas a certos problemas nos testículos, níveis hormonais e problemas genéticos.

Criptorquidia, ou testículos não descidos, ou a ausência de um ou dos dois testículos na bolsa testicular (saco escrotal) é uma alteração genital muito comum. Ela pode ocorrer em até 4% das crianças nascidas a termo e em até 45% nos meninos nascidos prematuramente.

Ele nasceu com apenas um testículo, por isso é chamado de roncolho.

Espermograma. No caso dos homens, o espermograma é o principal teste de fertilidade e busca avaliar a quantidade e características dos espermatozoides presentes no sêmen.

O valor do testículo é US$ 35 mil (R$ 80,3 mil).

O homem que possui apenas 1 testículo, mas não apresenta nenhum outro problema desses continuará fértil. Os testículos são responsáveis pela produção de espermatozoides e, na ausência de um dos testículos, o outro pode devidamente continuar a produzir na quantidade suficiente capaz de garantir a fertilidade do homem.

Se ambos os testículos são removidos, as células espermáticas não podem ser produzidas e o homem torna-se estéril. Além disso, sem testículos, o homem não produz mais testosterona (hormônio sexual masculino).

Dentre as principais causas que propiciam a infertilidade nos homens estão a varicocele - dilatação anormal das veias testiculares, obesidade, tabagismo, uso de anabolizantes e infecções não tratadas. Quanto às infecções, é importante ressaltar que doenças sexualmente transmissíveis também podem levar à infertilidade.

A cirurgia é indicada para remover alguma obstrução que impeça a descida do testículo, ou quando o tratamento hormonal não funciona. Se o ligamento que sustenta os testículos for muito curto, ele pode ser estendido durante a operação (que às vezes precisa ser repetida alguns meses depois).

Os testículos, também chamados de gônadas masculinas são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal. Os testículos têm 2 funções principais: Produzir os hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona.

A videolaparoscopia é realizada através de um corte na região do umbigo. Por ele, o médico cirurgião pediátrico insere uma pequena câmera de vídeo e pode avaliar onde e como está o testículo não descido. A partir daí, o procedimento cirúrgico pode ser melhor planejado.” – Dra.

O saco escrotal cede
A sua pele torna-se naturalmente menos elástica à medida que envelhece. Assim como a pele do rosto e do pescoço se enruga e afunda, o mesmo acontece com a pele que cobre os testículos.

Homem com apenas um testículo não produz menos testosterona e, na maioria dos casos, os níveis de testosterona estão normais. Grande parte dos indivíduos que nasce com apenas um testículo ou perde um testículo devido a tumores, acidentes ou processos inflamatórios, não apresenta alterações da função hormonal.

Isso pode ocorrer por alguma malformação – o testículo não se desenvolveu de maneira correta, e isso contribuiu para que ele não descesse à bolsa escrotal. Por outro lado, o testículo criptorquídico pode, até mesmo, produzir espermatozoides, mas sua localização dificulta a sobrevivência deles.

Se o homem não produzir espermatozoides, a mulher pode engravidar por meio de uma doação de sêmen de um doador anônimo. Estéril significa, portanto, ser incapaz de gerar um filho.