É possível escolher a cor do olho do bebê?

Perguntado por: ufogaca . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Na prática atual ainda não é possível! Na verdade, o único método que poderia predizer a cor do olho do recém-nascido seria um teste para avaliar as variantes genéticas que determinam a cor dos olhos.

Olhos verdes e azuis são considerados recessivos. Por isso, quando pai e mãe têm olhos claros, é praticamente de 100% a chance do filho também nascer com olhos claros.

Se o pai e mãe com olhos escuros são heterozigotos, eles podem ter um bebê de olhos azuis. Por essas regras, se os pais apresentarem olhos azuis, eles não podem ter um bebê com olhos escuros. Entretanto, a herança genética para a cor dos olhos é poligênica, e outros genes podem interferir.

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai. Isso pode ser explicado pelo período durante a gestação.

Vitamina C para a área dos olhos
A Vitamina C é um potente antioxidante que auxilia na remoção de melanina, ajuda a clarear a região e combate manchas escuras.

Pois é, a resposta é sim! Os olhos podem mudar de cor em algumas pessoas, de acordo com a genética e a quantidade de melanina na íris. Antes de tudo, precisamos saber que a cor dos olhos é uma característica cuja herança genética é poligênica, o que significa que vários genes atuam na definição desta cor.

Nesse momento inicial, a maioria dos bebês têm uma coloração azul-escura ou mais acinzentada e, conforme o tempo passa, essa cor vai mudando. Muitos pais podem ficar preocupados ao notar a mudança, sem saber ao certo o que pode ser. Mas, na verdade, é algo totalmente normal e acontece com todos.

Assim, para olhos verdes, aposte nas cores lilás, violeta, roxo e vinho. Já os azuis, ficam bons com tons de terra, dourados, amarelos e cobres.

Pessoas com olhos claros, azuis ou verdes, podem perceber a mudança de cor de acordo com a incidência da luz do sol, flash ou claridade em excesso, mas isso não passa de uma ilusão de ótica. O fato se dá devido à luz, que ao tocar na íris, cria essa ilusão em olhos claros.

Não para os olhos! Embora tenha comprovadamente um efeito calmante em muitas situações, a camomila não é indicada para os olhos porque atua de forma secante. Na verdade, ela é contraindicada também porque o pólen da planta pode causar reações alérgicas. Portanto, trata-se de mais um MITO!

Olhos castanhos são considerados o tipo mais comum na população mundial, por possuir genes dominantes. A maior parte da população mundial possui olhos castanhos escuros. Porém, pesquisas recentes revelaram que, na verdade, eles são olhos azuis com alta concentração de melanina.

2º – Olhos pretos
O fato é que um tom tão escuro, só existe em 1% da população. Oposto aos olhos vermelhos, âmbar, azuis ou verdes, os pretos resultam do excesso de melanina. Essa concentração de coloração na íris, faz com que os olhos tenham aparência muito escura.

“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.

Você é o fruto de uma dupla influência, dos genes e do ambiente. Apesar de o DNA do seu pai ter se unido ao DNA da sua mãe, você é mais do que uma combinação das características do casal. Em alguns casos, a herança paterna ou materna é evidente, como na cor dos olhos, no formato do rosto e no tipo sangüíneo.

Atualmente, o tipo mais raro de sangue é conhecido como “Rh-nulo”. Como o próprio nome sugere, ele não contém antígenos do sistema Rh.

Em geral, a partir de 6 meses de idade, os bebês já apresentam a angústia da separação. "Nesta fase as crianças começam a perceber que são indivíduos independentes de sua mãe ou cuidador.