É possível extrair um dente inflamado?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

É possível extrair dente inflamado? Sim, é possível realizar a extração de dente inflamado! Entretanto, as condições poderão ser diferentes da extração “normal”. Isso porque quando o dente está inflamado, a anestesia não funciona com eficácia no tecido comprometido, o que impede uma remoção indolor.

O siso comumente ocupa um lugar de difícil acesso e bem inervado. Em alguns casos, ele permanece escondido por completo pela gengiva e, em outros, nasce parcialmente, ficando apenas uma ponta para fora.

É sempre indicado o uso de antibiótico em extrações . Em caso de infecção , por exemplo , se inicia 2 a 3 dias antes da cirurgia e continua pós extração até completar 7 dias . A amoxicilina fica por volta 15 dias no corpo caso deseje fazer outra cirurgia .

Pode parecer uma coisa banal, mas, além de ser extremamente dolorosa, a infecção dentária não tratada pode levar a um quadro grave de saúde e até matar em alguns casos.

Quando o dente está inflamado, é comum ter mais dificuldade para “pegar a anestesia”. Isso ocorre porque quando nós temos uma inflamação, essa área inflamada tende a ficar mais ácida, o que pode “neutralizar” a ação do anestésico local.

Normalmente a partir de 3 dias a melhora é significativa. Alguns casos podem demorar mais ou menos tempo.

Doenças do paciente
Alguém que tenha diabetes, por exemplo, só pode realizar o procedimento com os níveis de glicose controlados. Como muitos outros procedimentos, a extração dental é um processo muito utilizado na odontologia e é fundamental para garantir sua saúde e bem-estar.

Evite atividades que demandam esforço físico
Por isso, vale ficar boa parte do dia deitado, com a cabeça mais elevada que o resto do corpo, e sem fazer muitos movimentos ou se expor ao sol. Nessa fase, para recuperar-se mais rapidamente, esqueça os exercícios físicos e respeite o repouso.

Quantos dias de repouso para extração de dente? Após a extração, é necessário de repouso absoluto nas primeiras 24 horas, sem sair de casa. Após esse período, deve ficar em repouso parcial nas 48 horas posteriores.

A posologia habitualmente prescrita é de 500 mg de 8/8 horas ou 875 mg de 12/12 horas. Em casos mais graves, a dose pode ser aumentada para 1000 mg de 8/8 horas. Em geral, o tratamento é prescrito por 7 a 14 dias.

De modo geral, a dor após a extração do dente costuma ser mais intensa nos 3 primeiros dias após a realização do procedimento. Mas vale lembrar que a tendência é que reduza de intensidade ao longo desse período, acompanhando o processo de coagulação e a cicatrização da gengiva.

A administração de antibióticos ao paciente antes da realização de procedimentos cirúrgicos, mesmo sem presença de infecção instalada, é chamada de Profilaxia Antibiótica. A finalidade é prevenir a endocardite bacteriana que é uma infecção que atinge a camada mais interna do coração.

Sim, a amoxicilina é muitas vezes indicada no tratamento de infeções dentárias. Isso acontece porque este medicamento mata as bactérias mais comuns que se alojam na boca e que podem causar esse género de problemas.

Ao usar antibióticos, a escolha é penicilina ou amoxicilina, com clindamicina como alternativa para pacientes alérgicos à penicilina.

Qual é a diferença entre canal do dente e extração? Ao comparar os dois procedimentos, existe uma grande diferença entre eles: o tratamento de canal do dente tem como objetivo preservar o dente danificado enquanto uma extração o remove completamente.