E possível falar no espaço?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.

O som é uma onda mecânica, e por isso não pode se propagar no vácuo. Ou seja, a propagação do som ocorre somente nos meios materiais.

O som OM é reconhecido como o som básico do universo, cantá-lo simbolicamente e fisicamente sintoniza-nos com esse som conecta-nos com tudo, no mundo e no universo.

O astronauta canadense Chris Hadfield até relatou em seu perfil no Twitter: “Chorar no espaço? Os seus olhos fazem lágrimas, mas elas ficam em forma de uma bola líquida. Na verdade, elas até pinicam. Lágrimas espaciais não caem”.

O lixo espacial representa mais perigo para satélites ativos e naves espaciais tripuladas no espaço (e futuras expedições espaciais) do que propriamente aos habitantes da Terra, pois, ao entrar em contato com a atmosfera, grande parte dos destroços é queimada e destruída.

Esse ambiente constitui-se de um vácuo parcial contendo baixa densidade de partículas, predominantemente plasma de hidrogênio e hélio, além de radiação eletromagnética, campos magnéticos, neutrinos, poeira interestelar e raios cósmicos.

De acordo com DeForest, seria algo em torno de 100 decibéis, um pouco menos estridente do que os alto-falantes de um show de rock, mas seria difícil até mesmo conversar. À noite, quando nos afastamos do Sol, o rugido desapareceria, e então teríamos um pouco de sossego. Isso tudo em relação ao volume do som.

Sim, no espaço, os objetos ainda apresentam peso.
O termo gravidade zero não significa a falta da ação da gravidade. Quando astronautas estão flutuando como se a força da gravidade não existisse, eles ainda estão sob a ação da atração gravitacional da Terra.

Luz, raios x, micro-ondas e ondas de rádio são classificadas como eletromagnéticas. O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.

Como a velocidade da luz é de aproximadamente 300 000 000 m/s, o relâmpago é visível quase “instantaneamente”. Contudo, como a velocidade do som no ar é substancialmente menor (340 m/s), o trovão não se ouve em simultâneo.

São ondas mecânicas que possuem frequência superior a 20 000 Hz. Nesse caso, o som também não pode ser ouvido pelo ser humano. O ultrassom é muito utilizado para exames clínicos, em navios, etc.

A Via Láctea fica na borda do superaglomerado Laniakea - um conjunto que tem 500 milhões de anos-luz de diâmetro e massa de 100 milhões de bilhões de sóis.

Antigamente acreditava-se que o espaço era infinito, porém pesquisas mais recentes mostram que isso não é verdade.

Uma das maneiras mais perceptíveis para identificar quando o universo está tentando se comunicar com você, é por meio da intuição. Um pensamento aleatório que surge em nossa mente e insiste em ficar lá ou a sensação repentina de que determinada coisa pode acontecer pode se tratar de uma mensagem do universo.

Lance mão de óculos escuros se você estiver indo para um ambiente aberto durante o dia, especialmente nas horas imediatamente depois de acordar ou de chorar, eles vão mascarar completamente a cara de choro.