É possível pegar fogo no espaço?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Na microgravidade gerada nas naves espaciais, as moléculas de oxigênio são capazes de alimentarem o fogo quando são "empurradas" para ele de alguma forma, ou por difusão através dos gases da chama, assim como acontece quando o petróleo se espalha sobre a superfície da água.

Através dos dados, os pesquisadores conseguiram criar o primeiro levantamento de fumaça meteórica baseado no espaço, e descobriram que ela é formada, principalmente, por ferro, oxigênio, silício e magnésio.

O Sol está em constante “queima”, assim como todas as estrelas do universo, mas não do mesmo jeito que acontece com objetos aqui na Terra. Lá, ocorre uma reação de fusão nuclear, enquanto uma fogueira de festa junina é apenas ao nível molecular, sem afetar os átomos individuais da lenha.

Cientistas demonstram que no interior da Terra existem jorros de lava muito profundos. Eles nascem no núcleo e sobem até a base dos continentes e oceanos.

O comburente mais comum é o oxigênio, contido no ar atmosférico numa porcentagem de 21%; portanto é o elemento que está contido em quase todos os ambientes. Se o oxigênio estiver numa porcentagem próxima de 13%, não haverá chama, somente brasa. Sem o comburente não poderá haver fogo.

E como é peidar no espaço? MM: Teoricamente, qualquer propulsão como essa pode fazer você se mexer, mas no geral se reage a isso. Não impulsiona tanto quanto se imagina. Mas, se você estiver bem parado e der um bom espirro, isso faria você se mexer, sim.

Nuvem de vapor possui 140 trilhões de vezes a quantidade de água da Terra. A NASA anunciou ter descoberto a maior concentração de água até agora. Uma nuvem de água em forma de vapor envolvendo um buraco negro tem nada menos do que a quantidade de água da Terra multiplicada em 140 trilhões de vezes.

Volume de água é 140 trilhões de vezes o dos oceanos da Terra. Astrônomos descobriram a maior quantidade de água já registrada no Universo a uma distância de mais de 12 bilhões de anos-luz da Terra. A quantidade de água equivale a 140 trilhões de vezes todo o volume de água nos oceanos de nosso planeta.

E o piloto da Apollo 16, Charlie Duke, contou que é “um cheiro muito forte; tem gosto e cheiro de pólvora”. Pois é, eles também ousaram provar a poeira pegajosa no paladar.

O gelo seco é um produto com diversos usos. Ele pode ser utilizado não somente para fazer efeitos especiais em drinks, mas também para a refrigeração de alimentos, bebidas e sorvetes em supermercados.

Energia Solar no Espaço
As missões no espaço costumam ser longas e demandam muita energia. Você pode não ter imaginado, mas a energia solar gerada por painéis fotovoltaicos é utilizada em missões espaciais desde a década de 60, logo após o início da corrida espacial no mundo.

Não é correto dizer que no espaço não há oxigênio. Ele existe lá também, mas em quantidade muito pequena e insuficiente para nós, seres humanos, respirarmos e, consequentemente, sobreviver sem a ajuda de roupas especiais como as usadas pelos astronautas. Outros gases estão presentes no universo.

Em sua vida, o Sol cresceu aproximadamente 20%. Quando o hidrogênio acabar, começará a queimar o próximo elemento, que é o hélio, e será aí que estaremos de fato no final da vida da estrela. Mas para isso acontecer ainda faltam cerca de 5 bilhões de anos.

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

Com isso, a pressão e a temperatura lá dentro são muito altas, fazendo com que os átomos de hidrogênio colidam entre si, no que chamamos de fusão nuclear, e gerem hélio. Esse processo libera energia em uma reação em cadeia, que não cessa.

Não. O Sol libera energia oriunda da fusão de hidrogênio que ocorre no seu interior pela elevada pressão gravitacional. Não é "fogo". O "fogo" do Sol, em verdade não é um fogo, que é uma reação de combustão.

Para apagar pequenos incêndios você pode usar areia ou terra. Mas nunca use água em um incêndio de óleo, por exemplo. Isso porque, a água irá evaporar e vai carregar ainda mais as partículas de gordura.

Lã Os tecidos de lã são considerados os materiais naturais mais resistentes ao fogo, visto que possuem alto nível de dificuldade para inflamar, além da capacidade de extinguir as chamas quando entram em contato com suas fibras.

O acúmulo de biomassa seca, as condições de baixa umidade e alta temperatura da região e a época do ano, juntos, fazem com que o surgimento do fogo no cerrado seja inevitável.

O fogo contribui para a germinação de sementes, pois algumas necessitam de um choque térmico para que seja efetuada a quebra de sua dormência vegetativa, principalmente as que são impermeáveis.