É possível financiar um imóvel com o cônjuge negativado?

Perguntado por: dtrindade3 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Sim, é possível fazer um financiamento de imóvel com o cônjuge tendo o nome sujo, porém a liberação do crédito fica complicada caso o casamento seja de comunhão total ou parcial de bens.

Infelizmente, não é possível conseguir financiamento de imóveis para pessoas em estado negativado. A questão é que você pode agir para tirar seu nome da lista de devedores e, assim, conseguir a aprovação do tão sonhado crédito.

Em geral, existem diversos fatores que podem reprovar um financiamento imobiliário na Caixa. Porém, o principal motivo para reprovação do financiamento na Caixa é o “nome sujo”, ou seja, CPF negativado.

Então, sim, é possível fazer um financiamento com uma dívida caduca, mas tudo dependerá das instituições financeiras. Sabemos que uma dívida impacta negativamente na vida financeira de qualquer indivíduo.

PRECISA de autorização do companheiro (a), quando de fato vive em união estável, ou comprovar essa união estável por Sentença, ou Escritura Pública, e a compra do imóvel foi na constância da união estável. OBS. 1) Casados sempre precisam da autorização do cônjuge, salvo no regime de separação absoluta (art.

Quem já teve o nome sujo pode sim fazer financiamento, porém, é preciso cumprir outros requisitos além de estar com o nome limpo para que as chances de ele ser aprovado aumentem.

Para saber quais são os principais impeditivos, prossiga a leitura e veja 6 fatores que jogam contra aprovar o crédito imobiliário.

  1. Nome negativado. ...
  2. Falta de reserva para a entrada. ...
  3. Renda insuficiente. ...
  4. Excesso de comprometimento da renda. ...
  5. Problemas com a sua documentação. ...
  6. Papelada do imóvel em desacordo com as exigências.

Você pode fazer um novo pedido de financiamento na Caixa logo depois de limpar seu nome. Não existe um prazo de “quarentena” entre livrar-se de uma dívida atrasada e solicitar um financiamento ao banco.

Pessoas físicas poderão solicitar a linha de crédito, mesmo estando negativadas, diretamente pelo aplicativo do Caixa Tem. O valor disponível será de até R$ 1 mil. Em relação ao Microempreendedor Individual (MEI), o valor disponível será de até R$ 3 mil.

A solicitação de empréstimo da Caixa para os negativados é diferente para pessoas físicas e profissionais autônomos. Para os clientes pessoa física, é possível fazer o pedido da linha de crédito diretamente pelo app Caixa Tem (Android ou iOS).

4 alternativas para conseguir empréstimos negativado

  1. 1 – Penhora de bens. Você sabia que a penhora pode ser uma alternativa para o financiamento de veículo com restrição? ...
  2. 2 – Crédito consignado. ...
  3. 3 – Empréstimo de emergência. ...
  4. 4 – Refinanciamentos.

Qual é o melhor banco para financiar um imóvel? A Caixa Econômica é o banco com menor taxa de juros para financiamento imobiliário, de menos de 8% ao ano para imóveis com valores mais baixos.

Afinal, é neste momento que os bancos avaliam se você tem condições de assumir o pagamento do financiamento do imóvel que deseja comprar. Para isso, os bancos conferem seus dados, como: perfil de crédito, seu histórico de consumo e sua renda familiar bruta.

Mas afinal, quanto tempo demora para um banco aprovar um financiamento? De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o tempo médio de liberação é de 40 dias. A Caixa Econômica Federal, que responde por 70% do total de financiamentos, costuma pedir 10 dias de prazo.

Quais dívidas caducam após 5 anos? Qualquer tipo de dívida caduca após 5 anos, mesmo as de cartões de crédito e contraídas de instituições financeiras. Logo, passado esse período, seu nome é retirado da lista dos órgãos de proteção ao crédito.

Em cinco anos, prescrevem as dívidas contraídas por instrumento público ou particular. Vale lembrar que as dívidas só prescrevem se nunca tiverem sido cobradas. Ou seja, se você está sendo cobrada por uma dívida, ela nunca irá prescrever.

Desse modo, embora não possa mais realizar a cobrança judicial após o período de cinco anos, o credor poderá seguir cobrando a dívida de forma extrajudicial sem qualquer empecilho, seja através de ligações telefônicas, envio de e-mails, negociações por plataformas de conciliação, etc.

A legislação não estabelece prazo mínimo de duração da convivência para que uma relação seja considerada união estável. Também não há a necessidade de que o casal resida na mesma habitação para que o vínculo seja configurado.

A comprovação de união estável não depende da convivência do casal sob o mesmo teto, nem é preciso ter mais de cinco anos de convívio para caracterizar o fato.