É possível ganhar massa muscular após os 60 anos?

Perguntado por: igil3 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Uma rotina moderada de treino já é capaz de reverter o quadro de sarcopenia. A partir daí, uma boa suplementação de proteínas, queratina, multivitamínicos e aminoácidos de lenta absorção podem ajudar a ganhar massa muscular depois dos 60 anos.

Whey protein
O whey protein é muito conhecido e usado por atletas e praticantes de academia, mas o que muita gente não sabe é que, por uma razão específica, também é indicado para a terceira idade. A sarcopenia é a perda de massa muscular que ocorre a partir dos 50 anos devido ao processo natural do envelhecimento.

Sete exercícios ideais para quem passou dos 60 anos

  1. A atividade física correta traz qualidade de vida e mais saúde. ...
  2. Natação. ...
  3. Intensidade do exercício. ...
  4. Corrida. ...
  5. Bicicleta. ...
  6. Musculação na academia. ...
  7. Yoga e pilates.

Se esse adulto de 1,75 m chegar aos 82 kg (IMC de 26,78), será considerado com sobrepeso.
...
IMC Idoso.

Pessoas com mais de 60 anos
IMCClassificaçãoRiscos
Abaixo de 21,9Baixo pesoBaixo (com risco de outras doenças)
Entre 22 e 26,9Peso adequadoNormal
A partir de 27SobrepesoElevado

Exercícios anaeróbicos
A musculação é a única atividade capaz de aumentar a massa muscular. Na terceira idade, o exercício é válido e pode melhorar muito a qualidade de vida e a rotina de quem pratica com seriedade. No entanto, é importante ter um acompanhamento para fazer os exercícios conforme a própria capacidade.

  • Frutas vermelhas. Elas possuem antioxidantes que ajudam a reduzir inflamações e na recuperação muscular após os treinos. ...
  • Kiwi. Ele contém antioxidantes que atuam rapidamente na promoção da perda de gordura. ...
  • Banana. ...
  • Abacate. ...
  • Mamão.

O complexo B (vitamina B) atua no ganho de massa muscular por meio do nutriente B12(vitamina B12), que é associado a essa função pois ajuda na regeneração dos músculos e na manutenção das reservas de energia.

O suplemento de whey é recomendado por nutricionistas em todo o mundo, pois é facilmente absorvido pelo organismo. Para idosos, é um grande aliado para reverter os sintomas da sarcopenia, recuperando a força, aumentando a massa muscular e combatendo a inflamação do tecido muscular.

Estudos indicam que é possível inclusive reverter a doença, bastando balancear uma vida mais saudável, com atividades físicas e boa alimentação. Alimentos ricos em proteínas, cálcio, colágeno e até mesmo a vitamina D devem ser considerados para uma vida mais equilibrada.

O benefício da creatina é o de aumentar a síntese de proteínas musculares, o que para o idoso terá um benefício ainda mais importante. Certamente o indivíduo idoso tem na perda de massa muscular o fator mais importante no comprometimento de autonomia, maior risco de quedas e perda de qualidade de vida.

A campeã de envelhecimento é, sem dúvida, a pele das mãos. Afinal, elas estão expostas a todas as circunstâncias e dificilmente são protegidas do sol com um bom bloqueador solar.

Tenho 1 65 de altura peso ideal é quanto? O peso ideal para uma pessoa de 1 65 m fica em torno de 50,4 kg a 67,8 kg.

Uma rotina moderada de treino já é capaz de reverter o quadro de sarcopenia. A partir daí, uma boa suplementação de proteínas, queratina, multivitamínicos e aminoácidos de lenta absorção podem ajudar a ganhar massa muscular depois dos 60 anos.

1º Pratique exercícios – A prática de exercícios físicos proporciona manutenção e ganho da massa muscular, já que fortalece e tonifica os músculos. 2º Tenha uma alimentação adequada – Uma dieta bem balanceada é necessária para fornecer ao seu corpo os nutrientes adequados para a recuperação e regeneração dos músculos.

Agachamentos simples. Outro exercício bem simples é o agachamento, que pode ser realizado com o auxílio de uma cadeira. É só sentar e levantar da cadeira algumas vezes, buscando sempre manter a coluna ereta. Essa atividade é excelente para fortalecer a musculatura das pernas, pois trabalha a parte anterior das coxas.

Com uma unidade recomendada por dia, a banana é um dos alimentos para ganhar massa muscular, pois é rica em potássio, mineral muito importante, que participa da produção de glicogênio, responsável pela reserva de energia do músculo.

É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.