É possível irmãos terem filhos?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Irmãos podem sim ter filhos um com o outro. Se um irmão e uma irmã, que não tenham problema de infertilidade ou de esterilidade, porventura tiverem intercurso sexual no período fértil da irmã, é possível que disso nasça um filho.

Aqueles que são filhos da mesma mãe, mas de pais diferentes, são irmãos uterinos. Os que são filhos do mesmo pai, mas de mães diferentes, são irmãos sanguíneos ou consanguíneos.

Em geral, quando os pais são consanguíneos, eles não têm maiores chances de ter uma criança com condições genéticas que são devidas a mutações genéticas ligadas ao X ou autossômicas dominantes.

Em particular, por causa dessas famílias, o feto pode desenvolver doenças perigosas, como distúrbios cromossômicos, síndrome de Down e retardo mental e físico grave”, disse o ministro.

Primos podem ter filhos, mas risco de condições genéticas que podem provocar problemas de saúde é maior. Quando a união se dá entre primos, é maior a probabilidade de dois genes que provocam um problema se encontrarem. Nesses casos, é recomendado realizar acompanhamento genético.

Sentir atração por pessoas que se parecem fisicamente com o próprio pai ou irmão pode até parecer estranho, mas há motivos psicológicos que tornam esse comportamento bastante normal.

1.521, inciso IV do Código Civil foi explícito ao dispor que “os irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau (tios e sobrinhos), não podem casar entre si”.

Prova disso é que a união entre irmãos e outros parentes próximos é censurada nos mandamentos e leis que Deus introduziu a Moisés na época em que este conduzia o povo de Israel à terra prometida (Levítico 18:7-17).

Eles são nossos primeiros amigos, são os parceiros de todas as brincadeiras, aventuras e, claro, vez ou outra, das brigas e discussões também. Afinal, nem tudo são flores, não é? Mas, para os sortudos que cultivam um vínculo cheio de afeto, cumplicidade e companheirismo, sabe o quanto é importante o amor de irmão.

Irmãos completos geralmente compartilham entre cerca de 2200 cM a cerca de 3400 cM de DNA, ou cerca de 37,5 a 61%. A razão pela qual a resposta varia de par de irmãos para par de irmãos é a recombinação: enquanto ambos receberam 50% de seu DNA das mesmas duas pessoas, os exatos 50% que herdaram é aleatório.

Grafia no Brasil: segundogênito.

Do ponto de vista legal, na Lei do Brasil, não há impedimento a casamento entre parentes até primos em primeiro grau.

O consenso médico diz que ter de três a quatro relações sexuais durante o período fértil (fase da ovulação) é suficiente para aumentar as chances de concepção. Isso porque, os espermatozoides sobrevivem de 48 a 72 horas no ambiente uterino.

Casais formados por primos possuem um risco aumentado de terem filhos com doenças raras, mas não apenas os primos! Uniões entre outros graus e tipos de parentesco também possuem um risco elevado.

Então, qual é o verdadeiro limite de filhos que uma mulher pode ter naturalmente? Responder a isso é complicado porque praticamente já não há "limites" para uma gestação. As técnicas de reprodução assistida, desenvolvidas no fim dos anos 70, levaram a uma alta no nascimento de gêmeos, trigêmeos e outros múltiplos.

O primeiro caso conhecido de uma gravidez com nove bebés aconteceu em 1971, em Sydney, na Austrália, mas nenhum sobreviveu ao parto. Outro grupo de nove bebés nasceu em 1999, na Malásia, mas nenhum viveu mais do que algumas horas.

Segundo ela, "o casamento entre primos não é uma situação nova e nem é uma situação rara. No Brasil, estima-se que 2% a 3% dos casais tenha algum tipo de parentesco. Geralmente entre primos de 1º e 2º grau. É importante que a gente possa expressar isso porque não há nenhuma proibição e nada que seja errado.

Hoje, muitos se posicionam contra o sexo entre primos. As pessoas dizem que um relacionamento dessa natureza tem maiores chances de resultar em um filho com defeitos ou até mesmo em morte prematura. Essa suposição é confirmada por pesquisas, mas elas indicam que esse maior risco não é tão significativo.

De forma geral, o casamento entre primos é bastante seguro. Mas, em certas populações ou famílias específicas, pode haver mais riscos. Chung afirma que isso se deve a uma categoria de condições genéticas. "Você tem duas cópias do seu gene, uma da sua mãe e outra do seu pai.

"Há uma diferença entre desenvolver afeição e desenvolver desejos sexuais por sua irmã. Há alguma disfunção psicológica em você." O incesto não é considerado crime no Brasil, a menos que envolva menores de 14 anos. O Código Civil, por sua vez, proíbe as uniões civis entre parentes próximos por sangue ou afinidade.