É possível mudar o cronotipo?

Perguntado por: eornelas . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Então, não é possível mudar o cronotipo, mas é possível realizar tarefas que não se adaptam ao seu cronotipo.

Na linguagem científica, o cronotipo é a sincronização dos chamados ritmos circadianos - ciclo fisiológico de aproximadamente 24 horas que ocorre na maioria dos organismos vivos. É por isso que algumas pessoas são mais ativas durante o dia, e outras, à noite.

Aderência rigorosa ao horário desejado do período de sono, com preenchimento do horário de vigília por atividades físicas e sociais, podem corrigir o transtorno. Luz intensa aplicada no horário desejado de levantar, por 1 ou 2 h, oferece um sincronizador para os relógios biológicos.

Por que o trabalho na madrugada pode ser prejudicial? Trabalhar à noite e dormir de dia é uma rotina que vai contra uma característica biológica. Nosso corpo é predisposto a dormir quando está escuro, já que a diminuição da luminosidade induz a produção da melatonina, hormônio regulador do início do sono.

Menos calorias: Consumir menos calorias pode retardar o envelhecimento, mas isso deve ser feito de forma balanceada, com o equilíbrio apropriado de proteínas e carboidratos; com orientação médica! Coma peixes: O ômega 3 possuem efeitos anti-inflamatórios e de anti-envelhecimento, pela forma como ela afeta o nosso DNA.

110 minutos

Um ciclo completo de sono dura entre 90 e 110 minutos. Os primeiros ciclos de sono a cada noite contêm períodos relativamente curtos de sono REM e períodos longos de sono profundo. À medida que a noite passa, os períodos de sono REM aumentam enquanto os de sono profundo diminuem.

9 horas

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Ter esse hábito de dormir tarde e acordar tarde, pode sim, prejudicar a sua saúde, tanto doenças físicas quanto mentais, podem se desenvolver nesse cenário. Na parte psicológica, estados depressivos podem ficar mais intensos, ou até começar.

Algumas pessoas vão dizer, entre 8 e 10 da manhã. E, no outro extremo, algumas pessoas vão dizer: entre 20:00 a 22:00 (ou até mais, entre meia noite e duas). Para classificar estes dois tipos de ritmos biológicos, chamamos a pessoa produtiva pela manhã de diurna e a pessoa produtiva no período da noite de noturna.

À noite, os noctívagos atingem elevados picos de energia
Os noctívagos atingem um pico de energia extraordinário durante a noite. Neste momento, sentem-se revigorados e prontos para trabalhar. Empresas devem estar atentas para esta categoria de pessoas, muito encontradas nas novas gerações.

De manhã o foco e a concentração encontram-se elevados, com isso você aproveita melhor seu tempo. Além de reduzir a ansiedade por não precisar se preocupar mais com conseguir ou não realizar algo.

RIO – Perturbações no relógio biológico podem aumentar o risco de desenvolvimento de distúrbios de humor como depressão severa e desordem bipolar, além de reduzir o bem-estar geral.

Quem tem maior risco de desenvolver distúrbios do ritmo circadiano? Aqueles que fazem turnos de trabalho alternados ou que trabalham fora do período das 9h às 17 horas têm maior risco de desenvolver distúrbios do ritmo circadiano.

Outros hormônios podem sofrer influência de alterações do ritmo circadiano, como se observa com a produção de cortisol, de leptina, de insulina, de prolactina e dos hormônios tireoidianos.

De acordo com um novo estudo publicado no periódico Experimental Physiology pessoas que possuem o hábito dormir tarde podem ter mais chances de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Pesquisadores apontam que pessoas que acordam cedo têm menos chance de desenvolverem essas doenças.

E os resultados apontam que, em comparação com a vigília, todas as durações de soneca tiveram benefícios claros na melhora do humor e no estado de alerta (desde as mais curtas, de 10 minutos, até as mais longas, de 60 minutos).

Virar a noite faz mal? Sim, faz bastante mal virar a noite. Todas as funções do seu corpo, em menor ou maior proporção, são beneficiadas pelo sono. Do cabelo (que cresce mais forte) o dedão do pé (as unhas ficam mais resistentes e brilhosas).

O corpo tem seu metabolismo controlado por um relógio biológico que determina períodos de maior e menor energia, que ocorrem diretamente relacionados com o ciclo claro/escuro da luz solar. Estes ciclos são físicos, mentais e comportamentais e recebem também o nome de ritmos circadianos.

Horto medicinal: relógio do corpo humano.

As peças do relógio mecânico são de metal e expandem ou contraem ligeiramente com mudanças de temperatura, o que influencia sua precisão. Normalmente, sob temperaturas elevadas, um relógio tende a atrasar, e sob baixas temperaturas, tende a adiantar.