É possível passar de primeira em um concurso público?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Antes de mais nada vamos responder à pergunta do título: Sim, é possível passar de primeira em um concurso público. De fato, existem pessoas que fizeram exatamente isso, garantindo uma vaga após apenas alguns meses de estudo para determinado certame.

Para muitos candidatos existe a ilusão de que acertar algo em torno de 50% e 60% é um bom resultado e que, com um pouco mais de estudo, a aprovação estará garantida. Na verdade, esse percentual de acerto é um resultado que se pode conseguir mesmo sem estudo algum, uma questão de probabilidade.

A base de conhecimentos para cada pessoa é variável e contabiliza toda a nossa trajetória desde o nascimento até o momento presente. Isso quer dizer que um concurso público que não seja considerado difícil para a maioria das pessoas, pode ser difícil para você e não tem nenhuma problema nisto!

Não importa se falta um mês ou dois dias até a prova, o primeiro passo de sua preparação sempre será o mesmo: leia o edital com bastante atenção. Descubra quais conteúdos serão cobrados e, então, faça um roteiro de estudos. Anote todo o seu cronograma em uma agenda.

Não basta estudar uma ou duas horas por dia para garantir a aprovação! Passar em concurso público exige estudo constante e disciplina. Monte um cronograma de estudos, defina uma meta de horas diárias e/ou semanais e avalie constantemente se você está conseguindo cumprir com o planejado.

De modo geral, os concursos públicos tendem a cobrar uma mesma base de conhecimentos gerais, que engloba:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Atualidades;
  • Noções de Matemática básica;
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo.

Respondendo a pergunta inicial, portanto, podemos dizer que é possível passar em um concurso em 2 meses. Porém, para que isso se torne realmente viável e interessante, muitos pontos devem ser avaliados e organizados.

Português é a disciplina que mais reprova em concursos públicos. "Não há o que se faça no governo que não seja por escrito. A língua portuguesa é, dentro da máquina pública, a ferramenta mais usada", justifica Fabio Fabrizziani, da Meta Concursos.

Para ser aprovado, o concorrente deverá possuir o mínimo de 60% dos pontos, e 50% de cada disciplina, nas provas objetivas.

Um candidato tem, em média, 3 meses para se preparar para um concurso, caso comece a estudar após a publicação do edital. Isso porque, em regra, este é o tempo existente entre a abertura do concurso e a aplicação da primeira etapa.

O concurso CONAB não é muito conhecido e divulgado e, por isso, torna-se um dos concursos mais fáceis de passar. Há ofertas de cargos voltados para assistentes, como de Técnico Agrícola ou de Tecnologia da Informação. Os salários variam de R$2.100,00 a R$5.100,00.

Veja quais são:

  • Ministério Público de São Paulo;
  • Tribunal de Justiça de Minas Gerais;
  • INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social);
  • Polícia Federal (Agente Administrativo);
  • Tribunal Regional do Trabalho (TRT)

Depende de alguns fatores. Há concurseiros que só conseguem encaixar na rotina 4 horas de estudo. O ideal é fazer valer dessas 4 horas. Mas há outros concurseiros que conseguem encaixar 8 horas de estudo na rotina, mas teve várias pausas durante o dia.

É muito comum em concursos públicos, o "passei mas não fui chamado". Se esse é o seu caso, você se enquadra em uma das duas possibilidades que irei listar: Foi classificado, mas fora do número de vagas ou para cadastro reserva ou você foi classificado, dentro do número de vagas previstos no edital.

Entretanto, quem se prepara não deve se intimidar perante o contingente de inscritos. De acordo com José Luis Romero Baubeta, Diretor da Central de Concursos, empresa que atua no seguimento de cursos preparatórios desde 1989, apenas 8% dos candidatos a uma vaga em concurso público estão preparados.

Em pesquisa que aplicamos, chegamos à conclusão de que essa é a realidade de 65% dos nossos alunos, pois eles trabalham, estudam e ainda se dedicam aos concursos.