Quantas questões tem que acertar no concurso público de 40 questões?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Para passar em um concurso público de 40 questões, você precisará acertar pelo menos metade das questões. Isso significa que você pode errar até 20 questões e ainda assim passar no concurso. No entanto, é importante notar que o número de questões que você precisa acertar para passar varia de concurso para concurso.

Tenha como meta acertar mais de 80% das questões
Afinal, quase todos os concursos mais concorridos exigem pelo menos uns 80% de aproveitamento para ficar entre aqueles concursandos que competem pela aprovação. Logo, defina quais são as disciplinas principais e busque muitas listas de questões.

Por outro lado, se a nota de corte for 5,5, o candidato precisa acertar 15 questões para passar. É importante lembrar que, como já explicamos, acertar o limite mínimo de questões não garante a aprovação.

O mais comum é que a classificação seja divulgada no site da organizadora do concurso. Porém, quando a prova é muito concorrida ou tem cargos como de desembargadores em jogo, por exemplo, os nomes aparecem, também, em jornais de grande circulação e sites de importância.

Quando você precisa de 80% de 40 questões basta multiplicar o 40 por 0,80. Se você fizer fica igual a 32.

30 das 40 questões da prova correspondem a 75%.

A partir do enunciado, temos que a prova vale 10 pontos e consiste em 30 perguntas. Com isso, descobrimos que cada questão vale 1/3 pontos. Portanto, devem ser acertadas 18 questões para tirar a nota 6.

Qual a pontuação mínima que preciso alcançar para ser considerado aprovado? O candidato deve obter pelo menos 70% da pontuação desejada.

O ideal é que seja acima de 80%. Isso seria o sinal verde (pode passar). De 70 a 79%, seria o sinal amarelo (pode passar, mas com atenção).

Desta forma, o professor explica que, para calcular a média ponderada, basta multiplicar o número de acertos em cada matéria pelo seu respectivo peso, somar tudo, e dividir pela soma dos pesos (1 + 3).

No geral, para concursos com 50 questões, a maioria das bancas examinadoras exigem que os candidatos acertem pelo menos metade das questões para se classificar, ou seja, é preciso acertar no mínimos 25 questões para passar.

= 42 questões
Portanto, o aluno acertou 42 questões.

Nesse caso, pode acontecer de você encontrar questões erradas, mal formuladas, com erros de grafia e concordância que causam confusão ou, até mesmo, tratam de assuntos não previstos no edital.

Os classificados são os candidatos com a pontuação mínima e que também estão dentro do número de vagas. Para os classificados, vem a etapa da nomeação, que é o ato oficial do órgão, que diz respeito ao chamamento dos aprovados dentro do número de vagas no concurso.

O órgão público tem o prazo de 30 dias, a partir da divulgação dos aprovados, para convocar os nomeados para a posse. Nessa etapa de convocação, todos os nomeados devem apresentar, dentro do prazo estipulado, os documentos exigidos, além de realizar os exames de aptidão física, mental e laboratoriais.

A nota de corte é a última nota (a mais baixa) dentro do número de vagas disponíveis e de pessoas classificadas. Por exemplo, se há uma graduação com 50 vagas disponíveis, 50 candidatos serão classificados e a nota do 50º candidato será a nota de corte.

Então 40% de 40 é 16.

No caso de um concurso público com 60 questões, o número de questões que devem ser acertadas para passar varia de acordo com as regras do edital. Por exemplo, alguns editais podem exigir que os candidatos acertem pelo menos metade das questões para serem aprovados.

Se for somente 1 vaga, você deve acertar entre 28 e 30 questões, para ter extremas chances de passar, mas só forem 50 vagas, acertando 21 pode ser o suficiente.

Marcelinho acertou 70% dos 80 arremessos. O primeiro passo para resolver esse exercício de porcentagem é calcular 70% de 80. A quantidade de erros foi 80 – 56 = 24.

70% de 50 é igual a 35.