É possível pegar DST por sabonete?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Não é transmitido por fomites como vasos sanitários, toalhas, sabonete, piscina, etc.

O sabonete em barra não deve ser compartilhado
“Dividir o sabonete só se for líquido, porque não tem contato direto. O sabonete em pedra pode acumular bactérias e transmiti-las de uma pessoa para outra”, alerta a infectologista Angela Silva. A melhor opção é que cada pessoa do lar tenha o próprio sabonete.

Roupas íntimas compartilhadas transmitem ISTs
Mesmo que o risco de contrair alguma IST seja bem baixo, nada de compartilhar roupas íntimas, toalhas e roupas de banho.

Sim, é possivel a contaminação por HPV apenas pelo contato dos órgãos sexuais sem que haja penetração. Procure seu médico para diagnóstico , tratamento e vacinação para HPV, independente do diagnostico.

O HPV não é transmitido pelo beijo. Já o herpes simples pode ser transmitido por beijos, mesmo sem lesões aparentes.

Sim. Se você faz sexo com qualquer pessoa, não importa o gênero ou os genitais, existe uma chance de se passar uma IST. Se você tocar nos genitais da pessoa parceira, ou elas tocarem os seus, existem um risco de transmitir IST (como HPV, verrugas genitais, clamídia, vírus da herpes simplex (HSV) 1 e/ou 2, sífilis).

Não, não é possível contrair DST em banheiros públicos!
Além de não existir nenhum trabalho científico que comprove que alguém já pegou qualquer IST nessas circunstâncias, o contato da pele com uma superfície eventualmente contaminada não é uma forma usual de transmissão desse tipo de doença”, esclareceu.

Ele pode se desenvolver na boca, no ânus, no reto, assim como em qualquer parte do corpo como os dedos da mão. Para que você pegue a sífilis, você tem que apresentar micro lesões na pele do dedo. Assim a bactéria poderá entrar no tecido de sua mão. Essas micro lesões podem se desenvolver durante a relação sexual.

Assim como a herpes, a sífilis, Infecção Sexualmente Transmissível (IST), podem ser transmitidas também através do beijo, diz o infectologista Marco Aurélio. “No beijo, geralmente ocorre quando IST está na fase aguda formando feridinhas.

É impossível uma mulher engravidar usando o mesmo banheiro que um homem : ela pode utilizar o mesmo sabonete, toalha – embora não seja muito higiênico – ou vaso sanitário, por exemplo, em todas essas situações não existe a possibilidade de um eventual espermatozoide ficar na superfície e causar uma gravidez.

Alguns estudos com animais, por exemplo, demonstraram que tais substâncias poderiam causar resistência bacteriana, efeitos hormonais e o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Segundo a Anvisa, há 215 produtos notificados como sabonetes antissépticos que contém o Triclosan e 110 com Triclocarban.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível e contagiosa grave. Não é transmitida por fomites como toalhas, sabonete, escovas, etc. A transmissão se dá pelo cancro duro da sífilis primária ou as roseolas da sífilis secundária.

Algumas DST são mais contagiosas que outras. O risco de contaminação com uma única relação sexual vaginal é muito maior para doenças como hepatite B, gonorreia e clamídia do que para HIV, sífilis e HPV, por exemplo. O sexo oral é a forma com menor taxa de transmissão, porém ela não é isenta de riscos.

Para que ocorra a transmissão é necessário o contato sexual, sem o uso do preservativo. Algumas DST's também podem ser transmitidas através de transfusão de sangue, compartilhamento de agulhas, seringas e outros objetos cortantes, ou através do parto e gestação, através do contato entre a mãe infectada e o bebê.

A sífilis tem cura, o HPV tem apenas controle. De qualquer forma é importante consultar seu ginecologista regularmente para avaliação do seu estado de saúde já que muitas vezes essas doenças podem ser silenciosas: a pessoa pode estar contaminada e por não sentir nada diferente acha que está tudo bem.

A única forma de se alcançar a cura do HPV é por meio da eliminação natural do vírus do organismo, isso porque os remédios usados no tratamento tem como objetivo tratar as lesões, ou seja, reduzir os sinais e sintomas da infecção, não possuindo ação sobre o vírus, não sendo portanto capaz de promover a eliminação do ...