É possível pular de série?

Perguntado por: uparis . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 2 votos

Legalmente, o processo é possível. De acordo com as leis que regulamentam o ensino do País, qualquer aluno pode avançar um ano se for constatado seu aprendizado.

Qual a forma mais rápida de terminar o ensino médio? O Supletivo e o Encceja são as modalidades mais rápidas para os estudantes concluírem o ensino médio, variando no período entre 6 meses e 1 ano.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

“Estudar com os filhos ajuda e os pais que tiverem tempo podem faze-lo. Aqueles que não tiverem tempo podem indicar um professor particular. O que importa é que apóiem e incentivem o filho a recuperar o conteúdo. A família também pode procurar a coordenação da escola para saber qual a dificuldade do filho.

Os alunos participantes das turmas de aceleração de estudos poderão, ao final do ano letivo, acelerar até dois anos de estudos, ou seja, os alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental poderão ser reclassificados para o 8.º ano do Ensino Fundamental, e os alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental, poderão ser reclassificados ...

Como se inscrever na EJA? Para fazer as inscrições na EJA, os candidatos devem comparecer à escola em que desejam estudar. Os menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.

Do ponto de vista jurídico, a antecipação pode ocorrer, pois a Constituição prevê que o aluno tem direito de acesso ao ensino mais elevado de acordo com sua capacidade. Outra defesa é do princípio da isonomia: uma criança tem direitos iguais a outra que nasceu no mesmo ano.

Ofereça aulas de reforço fara contornar a nota baixa
Outra forma de lidar com notas baixas em sala de aula é por meio da realização de aulas de reforço extraclasse. Assim, você não atrasa o ritmo de aprendizado da maioria da turma.

Reclassificação se dá para alunos da própria unidade escolar. Ou seja, aqueles já matriculados na escola nos primeiros dias do ano letivo. Será possível a reclassificação de alunos da própria escola, para um ano/uma série avançada, de acordo com a idade e competências básicas para o ano/a série.

De acordo com a legislação brasileira, a faixa etária de escolarização obrigatória vai dos 4 aos 17 anos. Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado).

17 anos

No Brasil, o ensino é obrigatório dos 4 aos 17 anos. Depois disso, nem os pais nem as autoridades escolares têm qualquer recurso legal para impedi-los de sair.

Além disso, o governo autorizou a rematrícula para alunos que concluírem o ensino médio – ou seja, para cursarem em 2021 o último ano escolar, de forma suplementar, se os alunos assim desejarem.

18 anos

Com quantos anos termina o ensino médio? O ensino médio geralmente é finalizado com 17 ou 18 anos. Para isso, o aluno deve seguir a lei que diz que a criança deve entrar na pré-escola até os 4 anos completos e com até 6 anos estar cursando o 1º ano do Ensino Fundamental.

Pensando em 2023
Olhando desde já para o próximo ano, as escolas devem ter planos para garantir as aprendizagens tanto dos alunos que foram aprovados com dificuldades quanto daqueles que foram retidos.