É possível pular o ensino médio?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Legalmente, o processo é possível. De acordo com as leis que regulamentam o ensino do País, qualquer aluno pode avançar um ano se for constatado seu aprendizado.

O Ministério da Educação (MEC) está desenvolvendo um programa para “acelerar” a trajetória escolar de estudantes que têm entre 15 e 17 anos de idade e ainda estão no ensino fundamental e fazer com que ingressem rapidamente no ensino médio.

O pedido de reclassificação pode ser feito até o final do primeiro bimestre letivo. A prova de reclassificação consiste em avaliar as competências do estudante nas disciplinas escolares que compõe o currículo da base nacional comum, com o conteúdo da série/ano imediatamente anterior ao do solicitado.

Enquanto no ensino médio tradicional o aluno precisa de 3 anos para fazer o primeiro, o segundo e o terceiro ano, no supletivo ensino médio o curso completo pode ser concluído em um ano e meio, ou seja, na metade do tempo.

Se você quer realizar sua matrícula na EJA 2022, deve comparecer à escola mais próxima, em que deseja estudar. E se for menor de idade, vá acompanhado de seus responsáveis.
...
Como se inscrever?

  1. Cópia da carteira de identidade;
  2. Cópia da certidão de nascimento;
  3. Comprovante de endereço;
  4. Duas fotos 3×4;
  5. Histórico escolar.

O método oficial para terminar o Ensino Médio rápido é a prova do Encceja. Ela serve para as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e o Médio.

A partir da edição de 2017, o MEC excluiu a possibilidade de obter certificação do ensino médio pelo Enem. Os estudantes que desejarem obter esse certificado devem se inscrever em avaliações próprias, como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Leia abaixo algumas profissões que não exigem ensino médio:

  1. Profissional de serviços gerais. ...
  2. Profissional da mecânica. ...
  3. Vigia. ...
  4. Profissional de padaria. ...
  5. Auxiliar de construção. ...
  6. Profissional de costura. ...
  7. Profissional de açougue. ...
  8. Motorista de caminhão.

Se você deseja ter o seu certificado de conclusão do Ensino Médio, saiba que é necessário realizar as inscrições Encceja 2022 para posteriormente realizar a prova. Todo o processo de inscrição é feito de forma online, no site oficial do Inep/Encceja e dentro do prazo estipulado.

Artigo 5º - A solicitação de aceleração de estudos de aluno deverá ser formulada pelo pai ou responsável, ou pelo próprio aluno quando maior de idade, mediante requerimento dirigido à direção da unidade escolar, que se responsabilizará pelas orientações complementares que se fizerem necessárias.

Os alunos participantes das turmas de aceleração de estudos poderão, ao final do ano letivo, acelerar até dois anos de estudos, ou seja, os alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental poderão ser reclassificados para o 8.º ano do Ensino Fundamental, e os alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental, poderão ser reclassificados ...

Maioridade Acadêmica
A justiça do Distrito Federal determinou que a Fundação Brasileira de Educação (Fubrae) aplique a um estudante, menor de idade, o exame supletivo de ensino médio e, se aprovado, emita o certificado de conclusão, para que seja realizada a matrícula em uma instituição de ensino superior.

No entanto, o código civil prevê que apenas os maiores de 18 anos podem passar pela prova que elimina a passagem do estudante pela escola. No caso dos estudantes menores de idade é necessário que eles sejam emancipados para que possam fazer a prova.

Na página do Encceja, no portal do Inep, você pode ver os editais e conferir provas de edições anteriores, assim como acessar os materiais de estudos gratuitos. Mais informações em 0800 616161 ou pelo autoatendimento. Este é um serviço do(a) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira .

A primeira série do Ensino Médio é a série com o maior índice de reprovações e de evasão escolar, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).