É possível reprovar na faculdade EAD?

Perguntado por: igonzaga9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Engana-se quem pensa não haver controle já que as aulas são online. Pelo contrário, assim como no presencial e semipresencial, os alunos podem, sim, reprovar nas disciplinas se não atingirem a média necessária das notas em cada matéria.

Desde 1996, ano em que a Lei de Diretrizes e Bases da educação básica (LDB) vigorou a proibição da reprovação escolar em anos de alfabetização, os assunto “retenção” tem sido pauta de discussões contra e a favor nas universidades e escolares do nosso país.

Diferentemente do colégio, no Ensino Superior você não repete de ano — nem de semestre — se reprovar em uma disciplina. Cada matéria do curso está vinculada a um período, mas elas também são independentes.

Uma das principais desvantagens do EAD é a falta de interação presencial entre alunos e professores. A ausência do contato físico pode tornar o aprendizado mais difícil, especialmente para aqueles que preferem aprender em grupo ou através da troca de ideias pessoalmente.

totalmente online: já aqui, as aulas e atividades acontecem pelo ambiente virtual de aprendizado. O estudante só precisa ir à faculdade para realizar provas uma vez por semestre, algo combinado com a instituição de ensino previamente.

Sim. A reprovação por faltas ocorre quando o aluno ultrapassa os 25% do número de horas-aula dadas no ano letivo ou semestre letivo.

Não existem leis que formalizem a reprovação no país
Para a educação inicial, nos anos de alfabetização, a Lei 9.394/96 proíbe a reprovação dos alunos, seguindo ordens da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Isso acontece por essa fase não caracterizar nível ou subnível educacional.

Uma dúvida muito frequente de pais e educadores sobre os direitos dos alunos com TDAH é se o aluno com TDAH pode ser reprovadoaluno com laudo pode reprovar? Sim!

A partir deste ano, começa a valer a recomendação do Ministério da Educação (MEC) para que as escolas não reprovem os alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental, criando um ciclo de alfabetização.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

Você continuará estudando no próximo período naturalmente, seguindo adiante com as disciplinas da matriz curricular do curso, estabelecida pela instituição. No entanto, terá que encaixar na sua matriz a disciplina que não conseguiu a nota mínima, ou seja, aquela que você reprovou.

Os limites mínimo e máximo também foram alterados e, a partir de agora, você só poderá cursar, no mínimo, 1 (uma) e, no máximo, 5 (cinco) disciplinas por período.

Pois, além disso, começar a graduação no segundo semestre do ano tem suas vantagens sim! Academicamente, não há mudanças em começar o curso no início ou meio do ano, porém é comum que você consiga melhores possibilidades financeiras nessa época, como bolsas, descontos ou vantagens econômicas.

A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Flexibilidade de horários
Isso permite montar a própria rotina de estudos da forma mais adequada para cada pessoa. Além disso, a EAD favorece os estudantes que precisam conciliar trabalho com faculdade, justamente por conta dessa flexibilidade de horários.

Uma faculdade EAD pode avaliar os conhecimentos dos estudantes por meio de avaliações online e presenciais. A maioria das provas do EAD acontece em um polo presencial da faculdade, enquanto apenas algumas atividades pontuadas são feitas remotamente.

Uma prova na modalidade EaD funciona basicamente da mesma maneira que uma prova presencial. Afinal, ela pode ser discursiva ou de múltipla escolha. Além disso, ela vale nota e é completamente relevante para definir se o aluno precisará ou não de recuperação ou até mesmo de uma reprova.

Assim, mesmo que você não seja aprovado em uma disciplina, você não reprova de ano. Cada matéria da faculdade está disposta dentro de um período letivo, é claro. No entanto, elas funcionam de maneira independente. Dessa forma, o aluno tem total liberdade para criar sua grade de horários.

A medida prevê que estudantes, reprovados três vezes em uma mesma disciplina, serão desvinculados da instituição.

A reprovação do Trabalho de Conclusão de Curso
Não existe nenhuma pena mortal para quem é reprovado no TCC. Tudo o que você precisa fazer é tentar de novo. A banca examinadora vai explicar porque o trabalho não foi aprovado e o que precisa ser melhorado. A partir daí é só recomeçar.

Portaria da Secretaria de Educação permite aprovação de alunos sem frequência mínima. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou em 30 de dezembro uma portaria, de Nº 305/2022, que estabelece as regras para avaliação dos estudantes da rede estadual de ensino em 2023.