É possível ser mudo e ouvir?

Perguntado por: ebarreto . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
3.9 / 5 4 votos

Apesar da expressão surdo-mudo ser equivocada, existem casos em que a pessoa com deficiência auditiva também sofre com mudez. O estudo que citamos acima comprovou que existe uma relação neural entre a audição e a fala. Além disso, existem outras situações em que um surdo também é mudo.

Mudo: Se refere à pessoa que não fala ou perdeu a capacidade de falar, que não emite sons.

Apesar de poder ser percebido ainda na infância, o Mutismo Seletivo pode se estender pela adolescência e pela vida adulta sem ser de fato diagnosticado. Opções de tratamento existem e podem ser muito efetivos, principalmente quando abrangem acompanhamento profissional multidisciplinar e o apoio da família.

Subvocalização em surdos
Se você ainda não está convencido de que a “voz na cabeça” de surdos possa falar em alguma língua de sinais (LIBRAS, ASL, língua de sinais da Nicarágua, etc), existem alguns resultados de estudos sobre a subvocalização (o uso da voz interna) em surdos que podem te persuadir.

Uma cirurgia cerebral inovadora permitiu que uma menina surda, que jamais havia dito uma única frase, ouvir sons e aprender a falar. A britânica Leia Armitage nasceu sem o nervo auditivo – uma condição rara que não pode ser contornada com aparelhos auditivos ou implantes cocleares.

Sim, quem não é surdo é ouvinte. O Manual explica que “não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar”. Ensina que “quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço”.

Quando se comunicar com uma pessoa surda ou surda-muda, falar de maneira clara, pronunciando bem as palavras, sem exageros, usando a velocidade normal, a não ser que ela peça para falar mais devagar. Usar um tom normal de voz, a não ser que peçam para falar mais alto. Gritar quase que nunca adianta.

A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é a forma usada para se comunicar com deficientes auditivos. É por meio de gestos, expressões, leitura labial e até mesmo estrutura gramatical própria que surdos e mudos se comunicam com o restante das pessoas.

Portanto, o uso correto dos termos são: Deficiente Auditivo ou Pessoa com Deficiência Auditiva: pode ser relacionado a quem tiver perda auditiva, seja moderada ou total. Geralmente é comum para pessoas que não escutam bem, mas ainda escutam algo.

Os Batuqueiros do Silêncio são um grupo percussivo formado por jovens com surdez total ou parcial, com idades entre 15 e 29 anos, oriundos de vários bairros da cidade do Recife e região metropolitana.

Sintomas mutismo seletivo
Dificuldade para se expressar, mesmo que através de gestos; Timidez excessiva; Isolamento social; Dificuldade em ir ao banheiro em ambiente não familiar, fazendo xixi nas calças, ou de comer na escola.

Estado em que um indivíduo é mudo como consequência de uma surdez congénita.

Um estudo publicado na Neuron em 2012 procurou analisar como a perda auditiva total ou parcial pode prejudicar a parte do cérebro que controla a fala. Os resultados revelaram que os problemas de vocalização dos surdos podem ser causados pela reorganização neural que acontece depois da perda da audição.

Sim, mas há outras opções. O tipo exato de aparelho indicado para os casos de perda unilateral depende do grau da perda. Caso você tenha uma perda parcial, um aparelho comum pode ajudar. Já em casos de perda completa de um ouvido, pode ser indicado um aparelho auditivo conhecido como CROS.

Ao falarmos com a criança surda devemos sempre oferecer pistas visuais para que se torne mais fácil o entendimento por ela sobre o assunto que estamos falando. É o som do telefone, uma batida na porta ou até mesmo um preparo do café da manhã. Quanto de escuta e compreensão acontecem nesses momentos.

De acordo com os dicionários, podemos usar as seguintes palavras dumb, mute, speechless e até mesmo dead.

As principais causas de mudez são físicas, podem estar relacionadas com a garganta, cordas vocais, língua, boca, pulmões ou outros. A mudez é muitas vezes associada à surdez, isto porque os surdos de nascença, por nunca terem ouvido, dificilmente aprenderão a falar.

Depende do grau de surdez. Quem apresenta algum nível de audição e estabeleceu a língua portuguesa como seu código de comunicação vai pensar em português. Já quem nasceu 100% surdo, mas foi educado com a língua de sinais, irá pensar com os gestos feitos para emitir cada mensagem.