É possível ouvir o som da Lua?

Perguntado por: usalgueiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
3.9 / 5 14 votos

Não. Explicação: Na lua não existe atmosfera, portanto,não é possível a transmissão de som.

O espaço não tem ar que transmita as ondas e como na Lua não há ar, também não há som, assim os astronautas tinham que utilizar um pequeno rádio para poder comunicar. Os rádios funcionam, dado que as ondas radiofónicas não necessitam de ar para viajar.

Propagação do Som: O Som propaga-se em diferentes meios do nosso dia a dia. As ondas sonoras não se propagam no vazio. Por exemplo, na Lua, onde praticamente não existe atmosfera, as ondas sonoras não se propagam, sendo este um mundo silencioso. Por isso, na Lua, os astronautas apenas falam por rádio.

De acordo com DeForest, seria algo em torno de 100 decibéis, um pouco menos estridente do que os alto-falantes de um show de rock, mas seria difícil até mesmo conversar. À noite, quando nos afastamos do Sol, o rugido desapareceria, e então teríamos um pouco de sossego. Isso tudo em relação ao volume do som.

As ondas sonoras foram extraídas com ajuda do Observatório de Raios-X Chandra, da Nasa. Os dados saem em direções radiais, ou seja, do centro para fora e foram transformadas no alcance da audição humana, escalando-as para cima em 57 e 58 oitavas acima de seu tom verdadeiro.

Quantas vezes o homem foi à Lua? Doze pessoas já caminharam em solo lunar. O primeiro foi o astronauta Neil Armstrong, exatamente no dia 20 de julho de 1969, pela missão Apollo 11. O último a caminhar na Lua foi Eugene Cernan, da Apollo 17, em dezembro de 1972.

Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.

As missões à Lua foram conduzidas pelas seguintes nações e entidades (em ordem cronológica): União Soviética, Estados Unidos, Japão, Agência Espacial Europeia, China, Índia, Luxemburgo e Israel.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Simples: a câmera estava acoplada na própria estrutura de sustentação do módulo de pouso, e foi ativada antes de Armstrong descer a escada.

Graças a incentivos do governo americano e a parcerias com o setor privado, a NASA planeja retornar à Lua no ano de 2024, com o objetivo de não apenas visitá-la, mas sim de iniciar um processo de colonização lunar a longo prazo para ela se tornar o ponto de partida para as viagens até Marte.

O espaço, por outro lado, não tem atmosfera nem pressão exercida pelas moléculas de ar; é essencialmente um vácuo.

O som OM é reconhecido como o som básico do universo, cantá-lo simbolicamente e fisicamente sintoniza-nos com esse som conecta-nos com tudo, no mundo e no universo.

Ou seja, como a palavra "lua" possui apenas três letras no total e pronunciamos todas estas, está correto afirmar que ela possui 3 sons, sendo as letras "l", "u" e "a". O fonema é a pronúncia e a sílaba é o conteúdo propriamente dito de cada palavra.

O som da estrela é estudado "da mesma forma como se ouve a forma como ressoa um instrumento musical - a intensidade dos tons indica algo sobre o tamanho do instrumento e o que estiver dentro dele fazendo ele ressoar", explica Bill Chaplin, professor da Universidade de Birmingham.

O professor Bill Chaplin, professor de Astrofísica na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, explica que esses corpos celestes têm um barulho natural. "Isso acontece na camada externa deles, e esse som fica preso, o que faz com que ele ressoe – como um instrumento musical", diz.