E possível ter olho roxo?

Perguntado por: ebarreto9 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Sim! Os olhos violetas existem. Não são somente características das lentes de contato. A cor é considerada a mais rara de todas e muitas vezes é confundida com o azul profundo.

Hoje em dia, qualquer pessoa pode ter olhos violeta, basta comprar um par de lentes. Contudo, as lentes coloridas só começaram a ser vendidas em 1983. Sim, a cor dos olhos dela era realmente violeta. A aparência da iris é determinada pela quantidade do pigmento melanina ela contém.

Pessoas com olhos castanhos escuros, muitas vezes, podem parecer ter olhos pretos, principalmente em povos de origem sul-europeia, africana, asiática, nativos americanos e descendentes de povos árabes e hebreus. A verdade é que não existem olhos com a íris preta.

Menos de 1% da população global possui olhos violetas ou vermelhos. Uma pessoa pode aparentar tal característica quando elas não possuem pigmentação nos olhos, e a luz reflete nos vasos sanguíneos.

"Olho roxo" é o termo usado para descrever a descoloração que ocorre ao redor do olho após um trauma no olho ou nos tecidos circundantes. Tecnicamente falando, um olho roxo é um hematoma causado pelo rompimento dos vasos sanguíneos sob a superfície da pele.

Essa cor ocorre devido a uma maior concentração de um pigmento chamado "liprocomo". Essa é uma cor é extremamente rara, ocorre com mais frequência na Europa, partes da Ásia e aqui no Brasil. Essa coloração realmente é notável, se você tem essa cor de olho agradeça aos deuses pela sua sorte.

Olhos cor de avelã são formados pela mistura de três cores:castanho, âmbar e verde escuro, e raramente azul na parte mais externa da íris. Constituem apenas 1-2% da população mundial.

Embora seja um fator genético, estudos apontam que é possível mudar a cor dos olhos consumindo alguns alimentos de forma natural.
...
Vegetais que mudam a cor dos olhos

  1. Espinafre. O alto teor de ferro que o espinafre possui ajuda a íris dos nossos olhos ficar mais cristalina. ...
  2. Cebola. ...
  3. Gengibre. ...
  4. Castanhas.

3 – Olhos de Âmbar
Essa cor ocorre devido a uma maior concentração de um pigmento chamado “liprocomo”. Além disso, a cor rara ocorre com mais frequência na Europa, partes da Ásia e aqui no Brasil.

Em uma pesquisa online feita pela All About Vision, mais de 20% dos participantes votaram nos olhos verdes como os mais atraentes. Em segundo lugar ficou o azul-claro com 16,9% dos votos, 16% para avelã e 15,2% dos votos para o olho azul-escuro.

2º – Olhos pretos
O fato é que um tom tão escuro, só existe em 1% da população. Oposto aos olhos vermelhos, âmbar, azuis ou verdes, os pretos resultam do excesso de melanina.

Além do preto ser considerado inexistente, olhos de cor castanho escuro e que aparentam negros, são raros. Diante disso, esse privilégio é encontrado em pessoas sul-europeias, asiáticas, africanas, nativas-americanas e árabes. E correspondem a 1% da população. Na verdade, não existe olho com a íris preta.

O fato se dá devido à luz, que ao tocar na íris, cria essa ilusão em olhos claros. Isso raramente acontece em pessoas com olhos escuros. Da mesma forma quando o sol bate direto nos olhos. Isso causa uma dilatação da pupila, além de um leve fechamento dos olhos, causando a ilusão da mudança de cor.

A cor dos olhos é determinada pelos genes que uma pessoa pode ter. Normalmente, a cor dos olhos é permanente e não muda. Portanto, quem deseja alterá-la, precisa recorrer a métodos como cirurgia ou uso de lentes de contato. Em suma, a cor dos olhos está relacionada a melanina do corpo.

  1. Uso de lentes de contato coloridas. Esta é a técnica mais conhecida e mais utilizada para alterar a cor da íris dos olhos e consiste no uso de lentes de contato artificias que ficam sobre o olho, alterando a cor que está por baixo. ...
  2. Cirurgia de implante de íris. ...
  3. Uso de maquiagem para melhorar a cor dos olhos.

Cortar ou descascar uma cebola deve deixá-lo lacrimejando, mas é preciso uma exposição prolongada para deixar os olhos vermelhos. Pegue um pedaço de cebola recém cortado e esfregue-o abaixo dos olhos por alguns minutos sempre que precisar deixar os olhos vermelhos.

Elizabeth Taylor, a diva dos olhos cor de violeta que colecionou prêmios e maridos. Uma atriz de beleza extraordinária, Elizabeth Taylor tinha uma cor rara de olhos, violeta, emoldurados por espessas sobrancelhas negras que ajudavam a caracterizar sua personalidade forte e autêntica.

Alterações na visão, como embaçamento, perda de visão ou visão dupla, flashes ou flutuadores; Dores e inchaços excessivos na região dos olhos; Sintomas de infecção, como pus, vermelhidão e febre.

Nas primeiras 24 horas posteriores ao impacto direto no olho, o sangue pode fluir sob a pele das pálpebras e áreas circundantes, produzindo inchaço e um hematoma (contusão) habitualmente denominado olho roxo. (Consulte também Considerações gerais sobre lesões oculares.

Causas hereditárias
Na maioria das vezes, as olheiras aparecem cedo, até desde a primeira infância. Com o passar do tempo e os danos acumulados de fatores ambientais (como os raios ultravioleta ou o estresse), a hiperpigmentação se intensifica.

Os olhos violeta são exemplo disso, e não à toa muitos desconfiam de sua real existência. O tom de seus olhos, também chamado de “azul mediterrâneo”, é extremamente raro e acredita-se que seja uma uma variação dos olhos azuis.