É possível viver com colesterol alto?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

É possível ter uma vida normal, mas sem exageros, com escolhas equilibradas e acompanhamento médico frequente.

Evitar enlatados, embutidos, frituras, doces e salgadinhos, pois possuem muita gordura saturada e trans saturada que agravam a doença. Fazer exercício físico, como correr ou nadar, todos os dias durante pelo menos 30 minutos; Não fumar e evitar fumaça.

Os níveis adequados do colesterol LDL em pessoas saudáveis deverão estar abaixo dos 130 mg/dL sangue e para as pessoas que apresentam algum quadro de risco os níveis não deverão ultrapassar os 70 mg/dL.

Quanto tempo demora para baixar o colesterol ruim? Em alguns casos, o tempo para o colesterol baixar pode variar de semanas a meses e, por isso, é importante realizar um acompanhamento com um profissional de saúde especializado, como o médico e/ou o nutricionista.

Nível ideal: menos de 200 mg / dL. Colesterol ligeiramente elevado: 200 a 240 mg / dL. Colesterol moderadamente elevado: 240 a 300 mg / dL. Colesterol muito alto, acima de 300 mg / dL.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

Quem tem colesterol alto pode comer arroz? Comer muito qualquer tipo de alimento, incluindo o arroz, aumenta os riscos de desenvolver colesterol alto. No caso do arroz, é mais indicado optar pela versão integral.

Uma das substituições recomendadas é a troca dos refinados por integrais – no caso do pão, o integral tem mais fibras que ajudam no controle do colesterol, assim como a aveia. Por isso, no café da manhã, a dica é optar sempre pelo pão integral, além do queijo branco, peito de peru, leite desnatado e também as frutas.

Limão: Um estudo descobriu que consumir 24 gramas de extrato de fibra cítrica (incluindo limão) por mês pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os compostos presentes nos limões, nomeadamente hesperidina e diosmina , também mostraram ser capazes de reduzir o colesterol.

Coma alimentos naturalmente ricos em fibras como aveia e grãos; e ricos em gorduras insaturadas como abacate, óleos vegetais (azeite) e oleaginosas (castanhas e nozes). Optar por produtos alimentares com fitosteróis, como os cremes vegetais, também pode ajudar na redução do colesterol ruim.

O colesterol também pode causar a tontura. Isso porque ocorre um engrossamento do sangue que afeta a oxigenação do labirinto. E, consequentemente, prejudica o equilíbrio da pessoa. Por isso é muito importante em casos de vertigens constantes fazer um exame de sangue para detectar o LDL, o mau colesterol.

“Deve-se levar em consideração fatores hereditários, além de possíveis problemas endocrinológicos (como alterações na glândula tireoide), hepáticos e renais, porque nem sempre a alimentação é a responsável. Além disso, o uso de alguns medicamentos impacta nos níveis do colesterol”, afirma.

Em seu caso específico, sugiro bom senso na alimentação, reduzindo alimentos ricos em gorduras e atividade física regular caso você não possua quaisquer restrições a esta.

Geralmente, as alterações nos níveis sanguíneos de colesterol ocorrem após 2-3 meses do uso regular da medicação. Vale ressaltar, que não é uma medicação isenta de riscos, por isso, só deve ser usada conforme orientação médica.

Este medicamento tem como uma de suas indicações a redução do risco cardiovascular, em outras palavras, diminuir a sua chance de sofrer um infarto ou AVC.