O que passar no pão para quem tem colesterol alto?

Perguntado por: dsoares . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Uma das substituições recomendadas é a troca dos refinados por integrais – no caso do pão, o integral tem mais fibras que ajudam no controle do colesterol, assim como a aveia. Por isso, no café da manhã, a dica é optar sempre pelo pão integral, além do queijo branco, peito de peru, leite desnatado e também as frutas.

Quem tem colesterol alto não tem restrição no consumo de ovos, mas também não pode consumi-los em excesso”, recomenda Maria Grossi Machado.

Alimento para baixar o colesterol: Algumas frutas como maçã, frutas cítricas e abacate. Tanto as maçãs quanto as frutas cítricas (laranja, tangerina, limão), contém pectina, um tipo de fibra solúvel que reduz o colesterol LDL. Já o abacate é rico em gordura monoinsaturada.

Vegetais (Especialmente Verdes)
Enquanto quase todos os tipos de vegetais são uma boa escolha; a beterraba, cebola, repolho, brócolis e alcachofras são especialmente úteis para aumentar a ingestão de fibra e proteger a saúde do coração.

Para pessoas com colesterol alto, o macarrão mais indicado é o que não contém ovos. No entanto, como normalmente a quantidade desse ingrediente nas massas é pequena, o consumo de macarrão com ovos não é prejudicial. Já a maior ou menor presença de fibras no alimento pode fazer diferença.

Quem tem colesterol alto pode comer arroz? Comer muito qualquer tipo de alimento, incluindo o arroz, aumenta os riscos de desenvolver colesterol alto. No caso do arroz, é mais indicado optar pela versão integral.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

Saiba quais são eles:

  • Biscoito integral é fonte de fibras. A dica número 1 para readaptar o cardápio é apostar nos biscoitos integrais. ...
  • Biscoito de banana e aveia. ...
  • Duo de cookie de coco com uvas passas recheado de iogurte grego. ...
  • Biscoito de tapioca.

Fonte de fibras, a farinha de arroz é excelente para melhorar o trânsito intestinal e ajudar a regular os níveis de colesterol.

Alguns remédios caseiros que podem ajudar a diminuir o colesterol são:

  1. Alcachofra. A alcachofra é rica em antioxidantes, principalmente luteolina, que ajuda a prevenir a formação do colesterol. ...
  2. Sementes de linhaça. ...
  3. Feno grego. ...
  4. Água de alho. ...
  5. Aveia. ...
  6. Levedura de cerveja. ...
  7. Cúrcuma.

Algumas dicas para baixar o colesterol ruim são:

  1. Fazer exercício físico regularmente. ...
  2. Comer alimentos ricos em fitoesteróis e fitoestanóis. ...
  3. Aumentar a ingestão de fibra. ...
  4. Consumir alimentos probióticos. ...
  5. Beber chá verde diariamente. ...
  6. Consumir gorduras saudáveis. ...
  7. Comer mais alho. ...
  8. Beber suco de berinjela.

O feijão é rico em fibra solúvel, que contribui para normalizar os níveis de colesterol. Com efeito, os ensaios clínicos mostram que comer feijão com frequência reduz os níveis de colesterol LDL e triglicérides, e aumenta os níveis de colesterol HDL.

Limão: Um estudo descobriu que consumir 24 gramas de extrato de fibra cítrica (incluindo limão) por mês pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os compostos presentes nos limões, nomeadamente hesperidina e diosmina , também mostraram ser capazes de reduzir o colesterol.

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

Foi-se o tempo em que a carne de porco era vista como uma vilã da alimentação saudável e balanceada. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a carne suína não tem mais colesterol que as demais. Mas, para se beneficiar deste alimento, é preciso escolher os cortes mais magros.