É preciso estudar para ser mãe?

Perguntado por: ttorres . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Estudar pode ser a forma de entender que certos comportamentos da criança são absolutamente esperados, não se trata de falta de educação, mimos em excesso ou que a mãe esteja fazendo tudo errado ou que a criança está apenas te desafiando. É preciso entender o que faz parte e como vamos lidar com isso.

Não é fácil, nada fácil. São muitas as dúvidas, questões, incertezas…

Como estudar para concurso com filho pequeno: 5 dicas para conciliar maternidade e concursos públicos

  1. Organize o seu dia e monte um plano de estudos. ...
  2. Estabeleça uma rede de apoio. ...
  3. Opte por videoaulas e cursos à distância. ...
  4. Aproveite os momentos ociosos. ...
  5. Respeite seus horários, mas também não se culpe.

Segundo a definição formal do dicionário, mãe é a mulher que deu à luz um ou mais filhos e os cria; pessoa generosa e bondosa que dispensa cuidados maternais, que protege muito os outros. Mas a gente acredita que ser mãe vai muito além disso. A maternidade faz você ensinar a amar e ser amada.

O pico da fertilidade da mulher acontece entre 20 e 25 anos e, por essa razão, esta é considerada a melhor idade para engravidar, de acordo com as considerações fisiológicas do corpo. A explicação está na qualidade dos óvulos e quantidade de óvulos que costumam sofrer alterações com o avanço da idade.

Do ponto de vista médico, o período dos 20 aos 30 anos é considerado o ideal para a gravidez. Nesta fase a fertilidade da mulher está em alta, o corpo apresenta um risco menor de ter problemas durante a gestação e de o bebê apresentar falhas genéticas, pois os óvulos são mais novos.

7 Sinais de que você está preparada para ser mãe

  1. Está "obcecada" com o bebê de uma pessoa próxima. ...
  2. Teve êxito em um teste de fogo como babá ...
  3. O casal está feliz. ...
  4. Gasta tempo vendo produtos para bebês. ...
  5. As finanças estão em dia. ...
  6. Está emocionalmente estável. ...
  7. Mudança brusca de rotina não te assusta.

O que cansa é todo o resto. Ser mãe não cansa, mas cuidar, ensinar, amar, trabalhar, limpar a casa e estudar, tudo ao mesmo tempo, cansa. O que cansa é não se dar o luxo, é não ter aquele momento só seu. O que cansa é dormir depois de dar mais do que podia de si e ainda deixar pendências pro dia seguinte.

Medos de uma mãe

  • Medo de não dar conta.
  • Medo de não ser suficiente.
  • Medo de não amar.
  • Medo de amar demais.
  • Medo de falhar.

Segundo a psicoterapeuta, a pressão de ser mãe e de carregar a carga mental pode provocar raiva. "As mães muitas vezes estão no lugar da falta: falta de sono, falta de tempo para si mesmas, falta de autocuidado. Ao mesmo tempo, elas têm o melhor emprego, porém o mais exigente do mundo.

Outro grande desafio de ser mãe solteira é a pressão que a sociedade coloca sobre você e sobre os cuidados que dá ao seu filho. A cobrança da ausência paterna ou até mesmo os comentários maldosos que terá que enfrentar sobre suas escolhas ou possíveis erros.

Licença gestante: À estudante gestante é facultado, pelo período de 90 dias, a ausência justificada às aulas. No entanto, permanece a obrigatoriedade de realização de provas, a apresentação de trabalhos em datas especiais, bem como a realização de matrícula.

Ser mãe é uma experiência única e particular, mergulhar de cabeça em águas desconhecidas, nada e nem ninguém consegue te dar real perspectiva do que te espera, é uma experiência única e particular, você dificilmente vai pular no mesmo ponto, a correnteza vai te levar de forma diferente a cada vez que você pular, você ...

Embora biologicamente seja recomendado que a primeira gestação da mulher ocorra até seus 35 anos de idade, sabemos que há outros fatores em jogo na hora de se decidir sobre ter um filho (seja biológico ou por adoção), como questões sociais, financeiras e emocionais.

Na Bíblia, ser mãe é uma grande honra e uma grande responsabilidade. A mãe deve amar os seus filhos, cuidando da sua casa com prudência, pureza, bondade e submissão (Tito 2:4-5). A Bíblia nos diz que a mãe deve ser uma mulher virtuosa que trabalha pela sua família com dedicação (Provérbios 31:10-31).

A verdade é que sabemos que o valor de uma mãe é incalculável. Mas já que estamos às vésperas do Dia das Mães, não custa nada lembrar que o trabalho delas tem um valor de mercado. Devolvamos o valor do trabalho gratuito de nossas mães com nosso agradecimento, amor e carinho. Para elas, não há recompensa maior.

Vida de mãe é feita de erros e acertos: ser mãe não é ser perfeita, não é saber tudo de repente. É estar disposta a aprender o tempo todo, evoluir constantemente, crescer com os seus filhos e por eles, a cada passo do caminho...

Normalmente, ele só acaba próximo aos 60 anos de idade, momento em que a produção de testosterona cai, ocasionando na queda de produção de espermatozoides. Apesar disso, é possível encontrar casos de homens que já não conseguem mais ter filhos antes dos 60.

Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar.