Por que estudar inglês e não outras línguas?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4 / 5 10 votos

Você sabe qual a importância do inglês para a sua vida? Aprendendo o idioma, é possível obter diferencial no mercado, ter mais acesso à informação e, ainda, contar com a possibilidade de realizar intercâmbios e trocas culturais riquíssimas. Isso ocorre porque o inglês é a língua mais utilizada no mundo.

Na vida pessoal, o inglês é essencial para quem quer viajar e até ler livros, assistir filmes e ouvir músicas em suas versões originais. Além disso, ajuda a trazer uma maior visão do mundo, que permite conhecer diferentes culturas e costumes.

O inglês tornou-se uma língua global como resultado de dois fatores principais: a extensão do poder colonial britânico, que teve seu ápice no final do século XIX, e a hegemonia dos Estados Unidos como poder econômico no século XX.

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.

Melhora a memória
Um dos maiores benefícios para o cérebro em aprender um idioma é que a memorização da gramática e do vocabulário, bem como o aprendizado de novas regras possuem efeitos positivos na retenção cognitiva diária. Assim como exercitar o corpo, treinar o cérebro oferece benefícios consideráveis à saúde.

Aprender inglês é fundamental para o sucesso acadêmico e profissional. Ao contrário da graduação, em que é possível ingressar e se formar com distinção em um bom curso sem saber inglês, para progredir na carreira acadêmica e ter acesso aos melhores cursos de pós-graduação é mais do que obrigatório dominar esse idioma.

No entanto, a palavra inglesa mais comprida que faz parte do dicionário inglês é a palavra de 45 letras "pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis", que se refere a uma doença pulmonar.

O inglês é considerado uma língua universal por ser o idioma mais conhecido no mundo inteiro. Isso não significa que ele é o mais falado por nativos.

Francês – a mais bonita língua na conversação
Se existe uma língua que todo o mundo reconhece como bonita é o Francês. De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

Os 5 idiomas mais fáceis de aprender

  • Inglês.
  • Francês.
  • Espanhol.
  • Italiano.

Os 6 idiomas mais difíceis de aprender se você fala português

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

Segundo pesquisa salarial feita pela Catho site de busca de empregos, dominar o idioma mais falado no mundo é um grande diferencial no currículo na hora de conseguir uma colocação e pode aumentar multiplicar o salário por dois, principalmente em cargos mais elevados.

Segundo estimativas, um adulto que não teve nenhum contato com a nova língua e que vai começar do zero, leva, em média, de 400 a 500 horas para começar a compreender o que está ouvindo e também a estabelecer alguma conversa. Esse tempo é para aqueles que precisam de um entendimento básico.

Mas um novo experimento publicado na revista científica Current Biology sugere que também é possível aprender novas palavras e suas associações semânticas, a partir do zero, enquanto se está profundamente adormecido.

Aumento de contatos profissionais
Ser fluente em inglês no mercado de trabalho pode ampliar sua rede de contatos, assim como as possibilidades de conhecer outros profissionais. Assim, se torna possível aumentar as oportunidades de empregos ou de crescimento na empresa, por exemplo.