É preciso pagar as multas para licenciar o veículo 2022?

Perguntado por: nribeiro7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Inclusive, para licenciar o veículo, todos os débitos devem ser quitados. Na lista, têm o IPVA, as possíveis multas e o licenciamento atrasado.

O valor da taxa de licenciamento 2022 RJ é de R$242,26. Vale dizer que os primeiros pagamentos devem começar a partir de setembro, dentro da divisão feita pelo estado, conforme já explicado. É possível que o proprietário do veículo parcele o valor em até três (3) vezes.

Para ter o CRLV liberado, o veículo não pode apresentar multas em aberto (multas suspensas não impedem o licenciamento). Os valores e o prazo para pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório e taxa de licenciamento, são divulgados no início de cada ano.

Após efetuar o pagamento da multa Renainf a baixa no sistema geralmente ocorre em até 5 dias úteis. Quando o recebimento do pagamento foi realizado diretamente por ele a partir de formas de recolhimento próprio. Por exemplo, multas pagas para a PRF, DNIT e ANTT.

Independentemente do motivo para você não pagar a multa de trânsito dentro do vencimento, se ela for não quitada, você pode ter problemas. A inadimplência pode render desde juros sobre o valor até a proibição da regularização do veículo.

Sim, é isso mesmo que você leu: Você tem direito de transferir o veículo e pagar o licenciamento sem a incidência das multas que ainda estão pendentes de julgamento.

Débitos em aberto (multas ou IPVA)
Primeiramente, temos um dos motivos mais comuns que impedem o licenciamento. A ausência de quitação de dívidas relacionadas ao veículo não permite a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), que é o documento que comprova que você o licenciou.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não prevê um prazo determinado para a prescrição de uma multa de trânsito, ainda que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em sua Resolução n° 619/2016, estabeleça o prazo de 5 anos, para os 3 tipos de prescrições existentes.

O Órgão Nacional de Trânsito só permite a emissão do CRLV-e quando não há multa Renainf no sistema, portanto enquanto o Órgão autuador não "baixar" o débito na base nacional a emissão do CRLV-e fica suspensa.

Depois de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), os motoristas precisam quitar outros débitos para ficar com o veículo em dia, como licenciamento e eventuais multas. Além desses gastos obrigatórios, é preciso se preparar para outras despesas comuns, como combustível e seguro.

Final de placa 1 e 2: quitar licenciamento até 30/09/22; Final de placa 3, 4 e 5: quitar licenciamento até 31/10/22; Final de placa 6, 7 e 8: quitar licenciamento até 30/11/22; Final de placa 9 e 0: quitar licenciamento até 31/12/22.

CRLV 2022 passa a ser exigido nesta segunda (21/11) Os motoristas e proprietários de automóveis devem apresentar, a partir desta segunda-feira (21/11), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2022, digital ou impresso, para comprovar a regularidade.

Conforme o órgão, o principal motivo para não conseguir gerar o documento são débitos pendentes do veículo. “O proprietário do veículo deve fazer a consulta e quitá-los para ter acesso ao CRLV-e. Nesse sentido, para mais orientações, o cidadão deve entrar em contato com o Detran local”, explica.

Desde o último dia 21 de novembro, o CRLV referente ao ano de 2022, no formato digital ou impresso, será considerado o documento válido para comprovar a regularidade do veículo em circulação. O documento impresso em papel moeda não é mais enviado pelos correios.

A solicitação deve ser entregue no órgão de trânsito responsável. E deve estar anexado com o histórico do prontuário do condutor, que contemple, no mínimo, doze meses anteriores a infração. Esse documento pode ser retirado no Detran de cada estado.

Muitas vezes as pessoas nos procuram perguntando por que a multa não apareceu no site do Detran. O que muita gente não sabe é que o Detran só administra as multas que são emitidas e vinculadas a ele. Dessa forma, as multas que são emitidas por outros órgãos não aparecem no site do Detran.

Infração gravíssima
Multa no valor R$293,47 e 7 pontos adicionados à CNH do motorista.

Ou seja, quando você não paga corretamente suas multas, dentro do prazo de validade delas, pode ser vítima de novas multas! E não só isso, pois o fato da apreensão do veículo também gera cobrança de taxas de guincho e uso de pátio policial.