É uma fonte de energia secundária cujo processo?

Perguntado por: acampos6 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

fontes de energia: 1) É uma fonte de energia secundária cujo processo de transformação dá-se no próprio local de captação da energia primária (a fonte natural). Logo, ela é fixa no território e dependente da distribuição geográfica da fonte natural.

Enquanto a energia primária é encontrada diretamente na natureza, a secundária resulta do processo de transformação da energia primária noutro tipo de energia. Ou seja, a energia secundária é derivada da primária. Nesse sentido, alguns exemplos de energia secundária são: Gasóleo e gasolina: ambos derivados do petróleo.

Energia primária é toda aquela que pode ser encontrada na natureza, mas que ainda não foi convertida ou transformada. São fontes de energia primária, o vento, o sol ou as marés, mas também o carvão e o petróleo. A energia primária pode ser usada diretamente ou funcionar como matéria-prima.

  • Fontes Fósseis.
  • Fontes de energia renováveis.
  • Energia Hidráulica.

Significado de Energia Secundária
Nesse sentido, enquanto a energia primária provém de uma fonte de energia oriunda da natureza na sua forma direta (que ainda não sofreu qualquer tipo de transformação), a secundária é produzida a partir da transformação da sua antecessora.

Quais são as fontes de energia?

  • Hidrelétrica.
  • Biomassa.
  • Energia solar.
  • Eólica.
  • Energia geotérmica.
  • Maremotriz.

Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia, tais como plantas, lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.

As fontes primárias são as leis, regulamentos e os tratados comerciais. Como exemplo, o Código Comercial de 1850 (a segunda parte, visto que não foi revogada). Já as fontes secundárias são os usos e costumes, jurisprudência, analogia e princípios gerais do direito.

Fontes alternativas de energia são opções energéticas que causam menos impactos negativos ao meio ambiente, como energia solar, energia eólica e energia da biomassa.

A reflexão da luz acontece quando um raio luminoso atinge uma superfície refletora e retorna ao seu meio original. Esse fenômeno permite que enxerguemos todos os corpos que não produzem a própria luz, chamados de fontes secundárias de luz ou simplesmente corpos iluminados.

Ao longo do processo de pesquisa, são produzidos documentos, também denominados “fontes”, que podem ser classificados em: fontes de primeira mão (ou primárias), fontes de segunda mão (ou secundárias) e fontes terciárias.

As fontes de energia renováveis são aquelas que possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam, sendo a principal delas a energia solar proveniente da luz do sol, além das fontes eólica, biomassa, hídrica, maremotriz e geotérmica.

Assim, os diferentes tipos de energia podem ser produzidos por fontes de energias renováveis (solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica, biomassa, etc.) e fontes de energia não renováveis (combustíveis fósseis e energia nuclear).

É sobre isso que falaremos a seguir!

  1. Hidrelétricas. Elas são as principais fontes de energia elétrica do país, pois durante muito tempo se valorizou demais a construção de barragens para aproveitar o potencial hídrico. ...
  2. Termelétricas. ...
  3. Eólica. ...
  4. Solar.

5 maiores fontes de energia elétrica no Brasil

  • Energia Hidrelétrica. ...
  • Energia Termoelétrica. ...
  • Energia Eólica. ...
  • Energia Nuclear. ...
  • Energia Solar.

Existem na natureza cinco tipos de energia: mecânica, térmica, elétrica, química e radiante. Eles são responsáveis por produzir trabalho, realizar movimento, além de enviar luz para casas e prédios.

As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear.

A energia solar e a energia eólica podem ser consideradas as fontes de energia renovável mais limpas. Ambas utilizam recursos inesgotáveis para gerar energia (luz solar e ventos, respectivamente), possuem um impacto ambiental mínimo e não emitem poluentes.

petróleo

O petróleo, matriz energética básica para a sociedade industrial, é a fonte de energia primária mais expressiva no Brasil. Apesar disso, o papel da produção de energia elétrica no país é desempenhado, principalmente, pelas usinas hidrelétricas.