Como usar de cujo?

Perguntado por: ucosta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

“Cujo” só é utilizado quando se indica posse, isto é, se algo pertence a alguém. A concordância em gênero e número é feita com a palavra seguinte ao “cujo”. Ex: O projeto, cujo funcionário responsável está viajando, já está pronto.

Cujo – o pronome “cujo” tem valor possessivo, uma vez que ele concorda em gênero e número com o ser a que se refere, exercendo a função de adjunto adnominal. O aluno, cuja família desconhecemos, é bastante problemático.

3) Sem artigo
ex: O autor a cujo trabalho me referi se mudou para Londres. ATENÇÃO! Como o pronome não pode ser antecedido por artigo, nunca haverá crase antes de cujo, cuja, cujos, cujas.

Por estabelecer necessariamente a relação de posse entre dois substantivos (a moça cujos olhos = os olhos da moça; o rapaz cuja mãe = a mãe do rapaz), cujo sempre exercerá a função de adjunto adnominal. O advérbio relativo “onde” equivale a “o lugar em que, no qual”.

O pronome interrogativo "que" é usado para introduzir perguntas. Exemplos: Que horas são?

"De cujus" é uma expressão forense que se usa no lugar do nome do falecido, e autor da herança, nos termos de um inventário. Usa-se 'de cujus' para masculino e feminino, portanto não recebe flexão de gênero.

Cujo pode ser classificado como pronome relativo, na medida em que tem sempre um nome como antecedente.

Pronomes relativos são os pronomes que se referem a um termo anterior. Os pronomes relativos são: que, quem, onde, o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cujos, cuja, cujas, quanto, quantos, quantas.

3. O pronome CUJO nunca é seguido de artigo. Construções como “a terra cujo o herói” e “o livro cujas as páginas” são gramaticalmente incorretas.

Significado de Cuja
pronome relativo Da qual, das quais, de quem, de que: o benefício foi atribuído à filha cuja família morreu no acidente. [Gramática] Usado para indicar posse, através da relação entre dois substantivos; o primeiro, em relação ao segundo, indica consequência, qualidade, condição, sentimento etc.

Proveniente do latim "cuju, cujus", o pronome relativo cujo significa "de que ou de quem"; "do qual, da qual, dos quais, das quais".

O pronome relativo “cujo” Tratando-se de pronome relativo, segundo as gramáticas, são as palavras que se referem ao termo anterior que permite a união de duas orações em uma frase só.

Quando o substantivo antecedente é pessoa (no caso acima, o termo profissional), o pronome relativo "quem" virá acompanhado por preposição. Em nossa Língua Portuguesa, usa-se "quem" em referência a pessoas ou grupo de pessoas.

Que é um pronome relativo quando:

  1. substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
  2. estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
  3. aparece após o substantivo que substitui;
  4. pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade. A vírgula é um sinal de pontuação muito usado na escrita, sendo responsável por indicar pequenas pausas e por separar e conectar alguns termos no enunciado.